Notícias
Ter, 26 de outubro de 2010
Levar esperança aos corações dos familiares e humanizar o tratamento às crianças com câncer. Esses são os principais objetivos do Centro Pediátrico do Câncer, nova unidade do Hospital Peter Pan,que será inaugurada no próximo dia 27, às 18h30min, na Avenida Alberto Montezuma, 350, Vila União. A iniciativa do centro foi da Associação Peter Pan(APP), entidade sem fins lucrativos de luta contra o câncer infanto-juvenil.
Composta por uma área de 3.270 m², a nova estrutura custou cerca de R$ 7,5 milhões e oferece 71 leitos, entre eles, Unidades deTerapia Intensiva (UTIs), salas de quimioterapia, enfermaria, consultórios médicos, brinquedoteca, projeto ABC + Saúde e atendimento psicológico. Outros serviços hospitalares, a decoração temática e os jardins e parques reforçam a filosofia de atendimento humanizado proposta pela Associação Peter Pan.
De acordo com Olga Maia, presidente da Associação Peter Pan, a conclusão das obras do novo Centro Pediátrico do Câncer vai trazer grande melhoria no atendimento do Hospital Peter Pan. Segundo ela, isso foi possível graças aos patrocinadores e parceiros, que apostam em ummundo melhor através do amor ao próximo. “Juntos, nós podemos sempre mais”, ressalta.
O centro terá capacidade de atendimento integral, possibilidade de 70% de cura, redução significativa do índice deinfecção hospitalar – pois não dividirá espaços com outras patologias – trabalho de pesquisas pela integração de profissionais e universidades e totalassistência e tratamento humanizado para as famílias por meio dos 20 programassociais existentes. Segundo a médica de Onco-hematologia Pediátrica, Selma Lessa, o CPC será o único com UTI oncológica do Norte/Nordeste com 7 leitos e que ainda funcionará 24h para todos os tipos de atendimento.
A unidade funcionará como anexo do Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), que responderá pelo aparelhamento, corpo clínico,mão de obra, medicamentos e custeio necessário para o funcionamento. Oinvestimento do Hias na compra de materiais – que vão desde eletroeletrônicos emóveis até mesa cirúrgica e desfibrilador – foi de quase R$ 1,5 milhão. “Járealizamos tratamento contra o câncer infantil no Hospital Albert Sabin desde adécada de 80. Agora em parceria com a Associação Peter Pan, iniciamos um marco comum espaço específico para o atendimento de qualidade e humanizado às criançascom câncer”, destaca Walter Frota, diretor geral do Hias.
A concretização da ampliação do Centro Pediátrico do Câncer contou com o patrocínio de empresas e entidades como a Casa da Criança, Instituto Ronald MC Donald, Receita Federal, Caixa Econômica Federal, Governo do Estado do Ceará e MPX, empresa do grupo EBX e com o apoio de empresas como a Celebre Eventos, Verve Comunicação e VSM Comunicação.
Criada em 1997, a Associação PeterPan (APP), assiste a 1.500 crianças e adolescentes, bem como seus familiares,no Estado. Vem realizando um voluntariado responsável e transformador, que se tornou um grande projeto social através de uma rede de ações em váriossegmentos sociais, com foco na cura do câncer infanto-juvenil, no Ceará, emparte do Nordeste e todo o Norte do país, no que concerne à Atenção Especializada, transformando a história do câncer infanto-juvenil no Ceará.
A inauguração contará com a participação dos Anjos da Enfermagem, Núcleo Fortaleza que foi recém escolhido entre os acadêmicos da FANOR. A Coordenadora Regional dos Anjos no Ceará, Dra. Carolina Maranhão (Conselhereira Coren-CE), firmará convênio com a Associação Peter Pan para assistir ao Hospital Dia e ao Centro Pediátrico do Câncer.
Fonte: Cofen
Nenhum comentário:
Postar um comentário