18 de agosto de 2010

Cedeba promove atividades de combate ao fumo

Notícias
Qua, 18 de agosto de 2010



O Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba), vai assinalar o transcurso do Dia Nacional de Combate ao Fumo, 29 de agosto, com atividades em torno do tema "Ambiente livre de fumo: um direito de todos". As atividades serão iniciadas na próxima segunda-feira, dia 23, e prosseguem até o dia 29, a partir de 9 horas, na sala de espera da unidade, com discussões sobre o tema, envolvendo profissionais de saúde e os portadores de diabetes que estiverem aguardando consulta. Também nos grupos educativos em diabetes do Projeto Doce Conviver o tema vai ser abordado. Serão também distribuídos cartazes e folderes produzidos pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), e disponibilizados pelo Programa Estadual de Controle do Tabagismo, da Secretaria da Saúde do Estado.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta que a fumaça do tabaco (cigarros, charutos, cachimbo), que polui ambientes fechados, é cancerígena. O fumante traga 4.700 substâncias e destas, 400 despejadas da ponta do cigarro para o ambiente são muito tóxicas, como a nicotina, a amônia e o benzeno. No ar, algumas destas substâncias ficam em concentrações maiores que na fumaça tragada, porque o que sai da ponta do cigarro não passa pelo filtro. A amônia, por exemplo, sai com concentração 791 vezes maior.
O pneumologista Francisco Hora, do Programa Estadual de Controle do Tabagismo, explica que o tabagismo é uma doença crônica, causada pela dependência do tabaco, e que os produtos derivados do tabaco, especialmente os cigarros, são construídos para criar e manter dependência química nos consumidores. Ainda conforme o pneumologista, o fumo é responsável por cerca de cinco milhões de mortes por ano no mundo e, de acordo com dados do Ministério da Saúde, em 2005 os custos totais do SUS atribuídos ao tabagismo, só com hospitalizações de alguns tipos de câncer, doenças cardiovasculares e respiratórias foram de cerca de R$ 338 milhões.

Fonte: Sesab

Nenhum comentário:

Postar um comentário