20 de agosto de 2010

A Gravidez... 3º mês

Notícias
Sex, 20 de agosto de 2010



Sintomas, sinais e sensações
Importante: você pode apresentar todos ou somente alguns dos sintomas descritos. Além de alguns sintomas que continuam do mês passado.
  Físicos:
   Cansaço e sonolência;
   Vontade de urinar com frequência;
   Náusea, vômitos e salivação excessiva;
   Prisão de ventre;
   Âzia e dificuldade de digestão;
  
Repulsa ou desejo por certos alimentos;
   Modificações no seio (inchaço, sensação de adormecimento, pesadêz, formigamento, escurecimento das aréolas, aparecimento de pequenas veias de cor azul sob a pele, devido ao aumento de irrigação sanguínea no seio);
   Possíveis dores de cabeça, às vezes desmaios e tontura;
   As roupas começam a ficar ligeiramente estreitas na cintura e no seio, o abdomen pode parecer um pouco aumentado;
  
Aumento do apetite;
   Algumas veias ficam mais visíveis, devido ao aumento no volume de sangue.
  Emotivos:
   Instabilidade emocional, similar à TPM (sindrome pré-menstrual): como por exemplo, maior irritabilidade, mudanças repentinas de humor, vontade de chorar;
   Apreensão, medo, alegria, excitação;
   Períodos de extrema calma e serenidade. 
Algumas Possíveis Preocupações
 Prisão de Ventre:
Frequente na grande maioria das gestantes, a prisão de ventre é um sintoma comum na gravidez, provocada por alguns fatores de ordem hormonal (que provocam um processo digestivo mais lento e menos eficiente) e pela compressão causada pelo utero em crescimento sobre o intestino, que impede um funcionamento normal. Algumas dicas podem aliviar este problema, como: inclua mais fibras na sua alimentação (frutas, verduras cruas, cereais); "afogue" seu inimigo com muita água; e faça alguma atividade física moderada, como caminhadas ou natação para gestantes.
  Gazes:
Este sintoma tão frequente na gravidez, pode ser suavizado seguindo as mesmas orientações que você vai ouvir para muitos outros sintomas: ao invés de fazer 3 refeições diárias abundantes, faça 6 refeições menores; mastigue bem e devagar evitando engolir ar junto com a comida; diminua a quantidade de alimentos que normalmente já causam a sensação de inchaço (couve-flor, cebolas, feijões).
  Aumento de Peso:
Nenhuma mulher é igual a outra, e isso vale também para o aumento de peso na gravidez. Existem mulheres muito magras que não aumentam quase nada, e outras já um pouco acima do peso normal que aumentam demais logo no início da gravidez. O certo é um aumento de peso que varie de 900 a 1800 gramas no primeiro trimestre da gravidez. Para uma mulher de estatura média, os médicos recomendam um aumento de peso durante toda a gravidez de 9 a 13,5 quilos, o que possibilitaria inclusive uma gravidez mais saudável, um parto mais tranquilo, e uma recuperação e volta à forma física mais rápida. Calcula-se o ritmo deste aumento de peso da seguinte forma: no primeiro trimestre, uma gestante de peso médio deveria aumentar cerca de 1,3 a 1,8 quilos; no segundo trimestre, um aumento de aproximadamente 5,0 a 6,3 quilos, e no terceiro trimestre, um aumento de peso de 3,6 a 4,5 quilos. Esta é a fórmula ideal, mas nem sempre fácil de ser seguida. O importante é manter um aumento de peso constante, preocupando-se sempre com a qualidade dos alimentos de sua dieta, que sejam nutritivos e balanceados, e seguir o controle feito pelo seu obstetra, que é a pessoa mais indicada para equilibrar sua alimentação de acordo com o ritmo de sua gravidez e suas características físicas de peso e altura.
  Distúrbios com o Sono:
Durante os primeiros meses da gravidez, é normal ter problemas de sonolência, principalmente de dia após as refeições. Acontece de você adormecer com facilidade nas horas mais impróprias, e durante a noite passar horas em claro sem conseguir conciliar o sono. A causa principal disso, são as profundas alterações hormonais, mas que deve desaparecer no início do segundo trimestre.

Fonte: http://www.clubedobebe.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário