30 de setembro de 2010

Sesab entrega mais 14 ambulâncias para o SAMU

Notícias
Qui, 30 de setembro de 2010


A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), dando continuidade ao processo de regionalização e ampliação do Serviço Móvel de Urgência - SAMU 192 - entrega amanhã (1º de outubro) mais 14 ambulâncias para 13 municípios. A solenidade acontece a partir das 9h, no térreo do prédio da Sesab, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), com a presença do chefe de gabinete, Washington Couto.
Para a ampliação do serviço, os SAMUs regionais de Barreiras, Porto Seguro e Teixeira de Freitas receberão cinco ambulâncias, destinadas aos seguintes municípios: Mansidão e Angical (Barreiras), Santa Cruz de Cabrália e Belmonte (Porto Seguro) e Caravelas (Teixeira de Freitas).
Para a renovação da frota de ambulâncias do SAMU, serão entregues nove ambulâncias para os seguintes municípios: Feira de Santana (duas ambulâncias); Porto Seguro (uma ambulância), Eunápolis (uma ambulância), Paulo Afonso (uma ambulância), Senhor do Bonfim (uma ambulância), Guanambi (uma ambulância), Ilhéus (uma ambulância) e Juazeiro (uma ambulância).

Fonte: Sesab

Atendimento do SAMU é ampliado em Alagoinhas

Notícias
Qui, 30 de setembro de 2010


A microrregião de Alagoinhas teve o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) ampliado. Nesta quinta-feira (30), a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), por meio de uma parceria com o governo federal, entregou 13 ambulâncias para o SAMU da região. Além de Alagoinhas, que já contava com o serviço, os veículos foram equipados e destinados para Aramari, Aporá, Araçás, Catu, Crisópolis, Entre Rios, Esplanada, Inhambupe, Itapicurú, Olindina, Rio Real e Sátiro Dias.
“É uma assistência pré-hospitalar, faz o primeiro atendimento e leva para o hospital para receber o atendimento completo. O paciente chega com o quadro estabilizado e, muitas vezes faz a diferença na resposta imediata que precisa ser dada em situações de emergência”, disse o secretário estadual de Saúde, Jorge Solla. Alagoinhas também recebeu uma ambulância, de menor porte, para a atenção básica à saúde.
Kelly Amado é sócia de uma empresa de eventos em Alagoinhas e, com frequencia, pega a estrada para visitar clientes nas cidades circunvizinhas. “O serviço nos traz tranquilidade porque diminui, em caso de acidente, as chances de sequelas e mortes das pessoas”. Para que os atendimentos do SAMU sejam realizados de forma adequada, todos os profissionais foram treinados pela Sesab.
O prefeito de Olindina, João Ribeiro, ressalta que, sozinho, o município não teria capacidade de adquirir a ambulância, tampouco capacitar os profissionais de saúde para o serviço. “Todos os municípios do Brasil precisam desse tipo de atendimento. Mesmo que more na zona rural, basta que a pessoa acione o 192 para receber o atendimento”, argumenta.
O secretário Solla revelou que a Sesab está se articulando com a empresa de telefonia que atende a região para que, nos próximos meses, todas as ligações para o número gratuito 192 sejam direcionadas para a central de Alagoinhas, responsável pela gestão do sistema na microrregião.
O SAMU pode e deve ser acionado em situações diversas como ocorrência de problemas cardiorrespiratórios, intoxicação, queimaduras graves, trabalhos de parto, tentativas de suicídio, crises hipertensivas, acidentes/traumas, afogamentos, choques elétricos e na transferência inter-hospitalar de pacientes com risco de morte.
Na quarta-feira (29), Solla esteve em Jequié para entregar ambulâncias as cidades de Aiquara, Apuarema, Barra do Rocha, Brejões, Jequié, Dário Meira, Ipiaú, Iramaia, Jaguaquara, Lafaiete Coutinho, Manoel Vitorino, Maracás, Planaltino e Santa Inês. Nesta sexta-feira (1º), os municípios de Santa Maria da Vitória, Saubara e Santo Amaro também receberão ambulâncias.
“Com essa parceria entre governo federal, governo estadual e prefeituras, vamos chegar a dois terços da população da Bahia assistida por esse serviço”, completa Solla.

Fonte: Sesab

Compra de Tamiflu não teve qualquer irregularidade, conclui CGU

Notícias
Qui, 30 de setembro de 2010


A Controladoria Geral da União (CGU) divulgou nesta quinta-feira (30) resultado de auditoria que realizou nos contratos firmados entre o Ministério da Saúde e a empresa Roche, única fabricante mundial do antiviral fosfato de oseltamivir, conhecido comercialmente por Tamiflu.
Após analisar oito processos de aquisição do medicamento, a CGU concluiu que “tudo ocorreu dentro da normalidade, sem quaisquer irregularidades, seja quanto às quantidades adquiridas, seja quanto ao preço, seja, ainda, quanto ao fornecedor, que, aliás, é o único fabricante mundial”.
Em 2009, em meio à pandemia de H1N1, o Ministério da Saúde adquiriu medicamentos suficientes para tratar 14,5 milhões de pessoas contra a gripe H1N1. Além de garantir a proteção da população para aquela pandemia, a compra também foi importante para recompor os estoques do medicamento, que também é o único existente para tratar outras gripes mais letais, como a aviária (mata 70% dos infectados). Desde 2005, a Organização Mundial da Saúde recomenda que todos os países mantenham estoque deste medicamento para uma eventual pandemia mais agressiva.
A conclusão da CGU reforça as informações que vem sendo fornecidas pelo Ministério da Saúde de que a quantidade de medicamentos adquiridos foi definida a partir de critérios exclusivamente técnicos e de que não houve qualquer intermediação na compra.

Leia o trecho do parecer da CGU que discorre sobre a compra do Tamiflu:

Compra do Tamiflu

Com relação à compra, pelo Ministério da Saúde, do Tamiflu, medicamento utilizado para o enfrentamento da pandemia da gripe H1N1, a CGU analisou oito processos de aquisição de cápsulas para uso final e de insumos para sua fabricação, concluindo que tudo ocorreu dentro da normalidade, sem quaisquer irregularidades, seja quanto às quantidades adquiridas, seja quanto ao preço, seja, ainda, quanto ao fornecedor, que, aliás, é o único fabricante mundial.
Sem possibilidade de disputa entre fornecedores, com preços previamente estabelecidos e internacionalmente divulgados pelo único laboratório fabricante, e adquirido nas quantidades recomendadas pela Organização Mundial de Saúde no âmbito de uma pandemia, não se vislumbrou qualquer espaço ou oportunidade para a alegada cobrança de propina no processo de aquisição desse medicamento, tal como denunciado por alguns órgãos da imprensa. Além disso, todo o processo de compra foi conduzido pelo Ministério da Saúde, sem qualquer participação de outras áreas do Governo.


Leia a íntegra do parecer no site da CGU:
http://www.cgu.gov.br/Imprensa/Noticias/2010/noticia11010.asp

Leia nota divulgada pelo MS em 18/09/2010

 
http://portal.saude.gov.br/portal/aplicacoes/noticias/default.cfm?pg=dspDetalheNoticia&id_area=124&CO_NOTICIA=11716

Fonte: Ministério da Saúde

Entidades profissionais reforçam pedido de votação das 30 h

Notícias
Qui, 30 de setembro de 2010


Representantes de entidades sindicais e profissionais de enfermagem reforçaram o pedido de votação do projeto das 30 horas semanais após as eleições gerais ao ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Os dirigentes entregaram diversos documentos e estudos que justificam o pedido. Entre as alegações citam maior oferta de emprego e a melhoria do atendimento à população.
Segundo o primeiro secretário do COFEN, Gelson Albuquerque, a aprovação do PL na Câmara resgatará uma injustiça contra os profissionais de enfermagem, que representam 58% dos trabalhadores da saúde.

Fonte: Coren-RJ

62º CBEN discute 'Organização e Visibilidade Profissional'

Notícias
Qui, 30 de setembro de 2010


O 62º Congresso Brasileiro de Enfermagem (CBEN), que será realizado em Florianópolis (SC), de 11 a 15 de outubro, abordará o tema 'Organização e Visibilidade Profissional'. Os temas específicos são gestão do trabalho em enfermagem, gestão em saúde e responsabilidade profissional; imagem profissional e visibilidade social; a produção e a socialização do conhecimento na práxis da profissão; políticas públicas de educação e saúde e o fazer enfermagem; e organização política/profissional e a visibilidade social da enfermagem. Mais informações sobre o evento no site www.abeneventos.com.br/62cben.

Fonte: Coren-RJ

Coren-RO aprova criação de mais duas subseções no interior

Notícias
Qui, 30 de setembro de 2010


Conforme o Plano de Trabalho 2010 traçado pelo Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (Coren-RO), foi aprovado na última sexta-feira (24) durante reunião ordinária de plenária, a criação de mais duas Subseções do Coren-RO, após homologão pelo Conselho Federal de Enfermagem - Cofen do ato decisório específico deste Regional, as mesmas serão instaladas nos município de Ariquemes e Vilhena a partir do primeiro semestre de 2011. Atendendo o anseio dos profissionis de enfermagem desses municípios, os quais são sedes de duas grandes Regioanais de Saúde do estado de Rondônia.
Atualmente o Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia conta com duas Subseções nos municípios de Ji-Paraná e Cacoal, as quais oferecem os mesmos serviços de qualidade e eficiência que são prestados na Capital, tais como: pedido de registro, recadastramento, pagamento de anuidade, declaração, atendimento as solictações dos profissionais e comunidade, entre outros.
A criação de mais duas Subseções no interior, é mais uma forma encontrada pela atual gestão deste Conselho em garantir que as atividades do Coren-RO possam ser desenvolvidas com mais eficiência e mais próximas do Profissional de Enfermagem, e da sociedade em geral que precisam dos serviços prestados por esta Autarquia, a qual tem como função fiscalizar e disciplinar o exercicio profissional da Enfermagem, com suas ações fundamentadas na Legislação Profissional e no Código de Ética da Profissão.
O presidente do Coren-RO Diogo Nogueira do Casal considera a extensão do Conselho no estado, mais uma vitória para própria classe da Enfermagem, que merece um atendimento de qualidade e mais acessível. “Além de ser mais um marco em nossa administração, onde traçamos essa conquista no nosso plano de trabalho, reforço a importância de interiorizar o Coren-Ro com a instalação de novas Subseções no Estado”. Ressaltou o presidente, que reitera o seu compromisso em executar todas a metas traçadas por este Conselho constante no seu plano de trabalho, destacando ainda para 2011 a retomada da construção da nova sede do Coren-RO.
Nos próximos quinze dias o Presidente do Coren-RO Diogo Casal,conjuntamente com outros conselheiros estará visitando Ariquemes para verificar as condições adequadas para instalação da Subseção, oportunidade em que estará realizando uma reunião ampliada com os profissionais e acadêmicos de Enfermagem desse Município, em seguida será desenvolvida essa atividade em Vilhena.

Fonte: Cofen

Santa Maria da Vitória e Santo Amaro recebem ambulâncias do SAMU

Notícias
Qui, 30 de setembro de 2010


Nesta sexta-feira (1º de outubro), mais 11 municípios recebem ambulâncias de suporte básico (USB) para o SAMU 192. Pela manhã, às 9h, o secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, estará em Santa Maria da Vitória, na Praça da Matriz, para entregar oito ambulâncias. Serão beneficiados os municípios de Cocos, Coribe, Correntina, Jaborandi, Paratinga, Santana, São Félix do Coribe e Serra Dourada.
À tarde, a partir das 15h, Jorge Solla estará em Santo Amaro, na Praça do Rosário, em frente ao Hospital Otávio Pedreira, para entregar duas ambulâncias USB aos gestores municipais de Saubara e Santo Amaro.

Fonte: Sesab

Produtos são suspensos e interditados pela Anvisa

Notícias
Qui, 30 de setembro de 2010


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, como medida de interesse sanitário, a suspensão, em todo o território nacional, da fabricação, distribuição, comércio e uso, de todos os lotes do medicamento Muconat, 30mg/ml, xarope, acondicionados em frascos plásticos, fabricados pela empresa Nativita Indústria e Comércio Ltda., com sede em Juiz de Fora, Minas Gerais, por estarem em desacordo com o modelo aprovado na Agência, que não abrande a apresentação em frascos plásticos.
 A diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental (Divisa), da Secretaria da Saúde do Estado, informa à população que, por determinação da Anvisa, também está suspensa, em todo o território nacional, de todas as propagandas dos materiais de proteção radiológicos: anteparo inferior com cortinas Pb, anteparo superior com cortinas Pb, avental cirúrgico, avental masculino, avental Pb especial feminino, avental plumbífero, capote plumbífero, colar Pb, conjunto saiote e colete, luvas com borracha plumbífera, mini avental, óculos Pb com proteção frontais e laterais e protetor ovariano. Os produtos, da empresa Nuclemed S.P. Materiais Médicos Hospitalares Ltda. EPP, não possuem registro na Anvisa e o fabricante não possui Autorização de Funcionamento de Empresa (AFE). Estão suspensas as propagandas feitas através do site www.nuclemedsp.com.br, bem como de quaisquer outras propagandas veiculadas em todos os meios de comunicação, inclusive outros sites da internet.

Fonte: Sesab

Hospital Couto Maia está com inscrições abertas para o concurso de internos

Notícias
Qui, 30 de setembro de 2010


O Hospital Couto Maia está com inscrições abertas, até o dia 10 de outubro, do concurso para Internos -1º e 2º semestres do ano de 2011. Os interessados devem ter concluído as disciplinas de Infectologia ou Doenças Infecciosas e Parasitárias ou ter concluído o 8º semestre do curso de Medicina. São 84 vagas, sendo 42 para o primeiro semestre e 42 para o segundo. As inscrições serão presenciais, na Biblioteca do Hospital Couto Maia, das 8 às 12h e das 13 às 17h. . O estágio inclui plantões de 12h semanais, alternados dia/noite, no Pronto Atendimento, de segunda a domingo. Quem não puder comparecer, poderá fazer a inscrição por procuração.
A data da prova será divulgada oportunamente. A escolha pelo semestre deverá ser feita pelo aluno no momento da inscrição. O processo selecionará 42 alunos por semestre, que poderão, por ordem de classificação, escolher o dia do plantão. Haverá uma lista de três suplentes por semestre, para substituição em caso de desistência.

Fonte: Sesab

Brasil lidera reação das Américas contra o fumo

Notícias
Qui, 30 de setembro de 2010


O Ministério da Saúde do Brasil conseguiu aprovar nesta quarta-feira (29) na Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) uma resolução para que os países do continente se unam contra as manobras da indústria do tabaco. O texto, apresentado pelo ministro José Gomes Temporão na reunião do Conselho Diretor da OPAS, em Washington, Estados Unidos, representa uma reação das Américas contra as ações adotadas pelo setor tabacaleiro. A medida permite que os países possam se preparar ou ajudar as autoridades de saúde pública na proteção de sua população. A indústria do tabaco tem buscado na Justiça local, nos tribunais e organismos internacionais impor obstáculos às medidas de controle de exposição das pessoas ao fumo.
O texto aprovado pela Opas reforça a necessidade de que os países adotem as diretrizes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco, um tratado internacional assinado por mais de 190 países e que está em vigor desde 2005, sob os amparo da Organização Mundial de Saúde. A convenção prevê, entre outras ações, a implementação de leis rígidas para banir o fumo em ambientes coletivos, a disseminação de advertências sanitárias fortes nas embalagens dos produtos, a restrição da propaganda e do patrocínio de eventos culturais e esportivos por marcas de cigarros. No caso específico do Brasil, tais ações são importantes para impedir o avanço do consumo dos produtos do tabaco.
Pela resolução brasileira, os países americanos rechaçam, em conjunto, as medidas adotadas pelas empresas do tabaco quando interferem ou criam obstáculos para as ações de saúde pública. Com o objetivo de ampliar o potencial dessa união continental, será promovido, por meio da OPAS, o monitoramento, que colocará em evidência as estratégias da indústria. A ideia é que, por uma comunicação conjunta e ágil, os países consigam reduzir a eficácia das estratégias da indústria e fortalecer as medidas regionais antitabagistas.
A proposta brasileira é uma reação à indústria do tabaco, que vem buscando por meio da Justiça e foros internacionais de comércio combater as leis e medidas do poder público contra o fumo. Em relação ao Canadá, as empresas questionam internacionalmente a lei que proibiu o uso de flavorizantes nos produtos do tabaco. No Uruguai, o embate nos tribunais nacionais e internacionais é contra a medida que vetou a utilização de mais de uma apresentação comercial por marca, que davam enganosa a impressão de haver variedades menos nocivas do produto. No Brasil, a indústria tabagista tentou, em 2008, evitar a utilização das novas advertências sanitárias nas embalagens dos produtos de tabaco.
“Com esse movimento, espera-se que os países das Américas continuem a obter resultados positivos na redução do consumo de tabaco”, afirmou o ministro da Saúde, José Gomes Temporão. O Brasil é hoje um dos principais atores no combate ao tabagismo no mundo. Uma pesquisa do IBGE, em parceria com o Ministério da Saúde, visitou 50 mil casas no Brasil, em 2008, e mostrou que a queda no consumo de tabaco entre 1989 e 2008 foi de quase 50%.
A pesquisa é resultado de uma ação realizada em 14 países, coordenada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Três em cada quatro entrevistados disse que viu, ouviu ou leu alguma informação sobre os riscos do tabaco para a saúde no mês anterior à pesquisa. Quase 100% responderam que sabem que o fumo causa doenças muito graves, como o câncer de pulmão, o infarto do coração e o derrame. Além disso, os entrevistados estão cientes de que até mesmo estar ao lado de quem está fumando faz mal.
Entre as medidas adotadas nos últimos anos no Brasil estão: a proibição de publicidade do tabaco, o aumento de impostos sobre o produto e a inclusão de advertências mais explícitas sobre os efeitos danosos do fumo nos maços. O Ministério da Saúde apoia ainda um projeto de lei que tramita no Congresso para acabar, de vez, com os fumódromos nos ambientes fechados e de uso coletivo.

Fonte: Ministério da Saúde

Congresso ADH 2010

Notícias
Qui, 30 de setembro de 2010


Obs: Clique na imagem para ser ampliada

Fonte: Faculdade São Camilo - Ba

29 de setembro de 2010

Governo aumenta valor pago por cirurgias cardíacas

Notícias
Qua, 29 de setembro de 2010


Os valores pagos por cirurgias cardiovasculares na rede pública de saúde serão reajustados a partir de novembro. O anúncio foi feito ontem pelo Ministério da Saúde, que informou que a medida abrange 105 procedimentos. O governo espera aumentar em 15% o número de cirurgias cardíacas no sistema público no prazo de um ano.
De acordo com o ministério, os reajustes chegam a 227%. O valor pago a um médico por uma cirurgia de ponte de safena passará de R$ 1.330 para R$ 3,8 mil, por exemplo. Para cobrir o aumento, o ministério vai investir quase R$ 100 milhões.
Os reajustes foram concedidos para as cirurgias de aorta, valvar, de revascularização do miocárdio, pediatria, procedimentos cardiovasculares, implante de marcapasso e pediatria.

Fonte: Cofen

Coren-BA destaca importância do sistema Cofen/Conselhos regionais no I Encontro realizado pela SINTEFEM

Notícias
Qua, 29 de setembro de 2010


Atendendo convite, o COREN-BA participou do 1º Encontro do Sindicato Intermunicipal Técnico de Enfermagem e Patologia Clínica e Trabalho (SINTEFEM), realizado no dia 24 de setembro, na Associação dos Funcionários Públicos do Estado da Bahia, em Salvador. Durante o evento foram ministradas palestras sobre “Saúde, Sexualidade e Qualidade”, “Direito Trabalhista e a Estrutura Sindical”, “Importância do Conselho para o Profissional de Saúde” e “Trabalho no Brasil”.
Representando a Presidente do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia, a coordenadora do Projeto de Educação continuada, enfermeira Lucia Farias explanou sobre a importância do Sistema COFEN/Conselhos Regionais, suas normas, princípios e diretrizes, e destacou a importância do profissional na busca por seus direitos e deveres bem como os aspectos humanísticos do cuidar profissional.
Lucia Farias falou, ainda, das ações do COREN-BA na gestão presidida por Gícele Dórea e das parcerias na luta pelas 30 horas e conclui afirmando que “até hoje não nos damos conta de quanto somos fortes”. A profissional aproveitou para convocar a classe a se unir em prol da causa de uma enfermagem de qualidade.
Apesar da Bahia ter um total de 93.111 profissionais inscritos no COREN-BA, dos quais 79% são Auxiliares e Técnicos de Enfermagem, é percebida uma baixa participação destes nos eventos promovidos para a categoria. O COREN-BA está investindo na maior divulgação de seus eventos, para conhecer mais as dificuldades e o cotidiano de trabalho de todos os profissionais.
O Sistema COFEN/Conselhos Regionais está apoiando todas as lutas da classe, e a união entre todos os órgão e entidades que congregam a enfermagem, bem como realizando seu papel de órgão disciplinador e fiscalizador da profissão. Além disso vem investindo no aprimoramento e na qualificação dos profissionais, ministrando gratuitamente cursos, seminários, palestras, dentre outros. E só com o fortalecimento da classe que podemos conquistar melhorias, e é na busca incessante por conhecimento que vamos fazer uma Enfermagem digna e humana.

Fonte: Cofen

Solla entrega ambulâncias em Jequié

Notícias
Qua, 29 de setembro de 2010


O município de Jequié, um dos primeiros a implantar o Samu na Bahia, recebeu nesta quarta-feira (29), 14 ambulâncias de suporte básico do Samu 192. Elas vão atender moradores de Aiquara, Apuarema, Barra do Rocha, Brejões, Jequié, Dário Meira, Ipiaú, Iramaia, Jaguaquara, Lafaiete Coutinho, Manoel Vitorino, Maracás, Planaltino e Santa Inês.
O secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, que esteve em Jequié, informou que está prevista mais uma unidade de suporte avançado, disponibilizada para a cidade de Ipiaú. “Vamos estender o serviço do Samu para uma região importante, com grande concentração de pessoas. O Samu é um grande termômetro de funcionamento do serviço público de saúde”, disse o secretário, explicando que os equipamentos não são para realizar deslocamentos, e sim para prestar a assistência necessária.
A secretária municipal de Saúde, Estela dos Santos, ressaltou que municípios distantes vão ter uma ambulância do Samu próxima. “O usuário vai ligar 192, e a central de regulação em Jequié, com dois médicos, vai orientar e avaliar a situação. Tenho certeza que vai ter um impacto positivo na saúde da população”.
Segundo o prefeito de Jaguaquara, Aldemir Moreira, a ambulância vai atender não só Jaguaquara mais cidades circunvizinhas. “A maior cidade do Vale do Jiquiriçá e toda a população vão ser beneficiadas com atendimento rápido e eficaz, ampliando a agilidade nos atendimentos de urgência e emergência”.
“A cidade de Santa Inês tinha muita dificuldade em transportar seus pacientes. Com a unidade, essas pessoas chegarão aos hospitais de alta complexidade com todo o suporte médico necessário. O tempo de resposta às gravidades vai reduzir efetivamente”, declarou a vice-prefeita do município, Criméia de Caires.
De Jequié, o secretário vai para Itapetinga, onde entrega mais nove ambulâncias de suporte básico para o Samu Regional de Vitória da Conquista/Itapetinga, atendendo nove municípios.

Fonte: Sesab

Anvisa alerta para medicamentos sem registro

Notícias
Qua, 29 de setembro de 2010


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou como medida de interesse sanitário, a suspensão da fabricação, distribuição, comércio e uso, em todo o país, dos medicamentos Flor da Catingueira, Sebo de Carneiro, Nutrifort, Diabecol, Prostatil, Ginecol (solução oral), Catuaba com Guaraná, Calmante Mel com Alho, Colunfort e Mel com Abacaxi, todos de marca Flor do Sertão, fabricados pó empresa desconhecida e por não possuírem registro.
Em outra medida, a Anvisa determinou a suspensão da fabricação, distribuição, comércio e uso, no país, do produto Placa Estabilizadora Intervertebral Dúplice em Peek, fabricado por Bioteck Indústria Comércio Importação e Exportação de Implantes Bio-Absorvíveis Ltda., de Porto Alegre (RS). Da mesma empresa, a agência também suspende a distribuição, comércio e uso do produto Parafuso Masterteck Peek LT1.

Fonte: Sesab

EESP abre vagas para estágio não obrigatório na área de Direito

Notícias
Qua, 29 de setembro de 2010


A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), através da Escola Estadual de Saúde Pública (EESP), abre processo seletivo para estágio não obrigatório, voltado para estudantes do curso de Direito, com oferta de sete vagas. O objetivo do estágio é aproximar a referida categoria profissional, do Sistema Único de Saúde, bem como conferir celeridade às análises dos processos relacionados à vida funcional dos servidores da Sesab, principalmente os centrados em questões de aposentadoria.
As inscrições devem ser feitas via e-mail (
ciet.eesp@yahoo.com.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ), mediante envio de currículo até sexta-feira (1º de outubro). Os candidatos que tiverem suas inscrições confirmadas deverão dirigir-se, nos dias 4 e 5 de outubro, à Sesab, localizada na 4ª Avenida 400, Plataforma 6, lado B – CAB, conforme horário e data, que serão publicadas no site (www.saude.ba.gov.br/eesp). Nesta etapa, os candidatos serão submetidos a uma entrevista e análise curricular com um profissional da sua respectiva área de formação e um técnico da EESP. O resultado será divulgado no dia 6 de outubro e o estágio terá início no dia 13 de outubro.
Os estudantes receberão bolsas para os estudantes e auxílio-transporte. Ressalta-se que os estudantes só iniciarão o seu estágio mediante assinatura do Termo de Compromisso pelas instituições envolvidas em seu processo formativo (instituição de ensino, órgão concedente, supervisor responsável e estudante).

Fonte: Sesab

Cesat promove painel sobre situação das marisqueiras

Notícias
Qua, 29 de setembro de 2010


Com o intuito de conhecer experiências e práticas institucionais junto às comunidades de pescadores e marisqueiras, para subsidiar o desenvolvimento de ações interinstitucionais integradas, acontece nesta sexta-feira (1º de outubro), às 14h, no auditório do Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador (Cesat), o Painel sobre Saúde Trabalho e Ambiente em Comunidade de Pescadores e Mariqueiras.
Durante o encontro, organizado pelo Cesat, será apresentado um vídeo sobre as atividades das marisqueiras na Baía do Iguape. Entre os assuntos a serem discutidos estão: Vivências e percepções no espaço; Programa de atendimento à Saúde das marisqueiras (Bahia Pesca e Secretaria da Agricultura); Projeto Popular e Intesetorialidade em Saúde nas Comunidades Pesqueiras (Universidade Federal da Bahia).
Participam do evento: Jucilene Viana Jovelino, representante das trabalhadoras marisqueiras no Projeto Vidas Paralelas; Jeruza Jesus do Rosário, mestra em Cultura, Memória e Desenvolvimento Regional pela Universidade do Estado da Bahia; Eliana Carla Ramos, subgerente de Pesca da Bahia Pesca S.A., Paulo Pena, mestre em Saúde Comunitária, e Leticia Nobre, diretora de Cesat.

Fonte: Sesab

Investimento de quase R$ 100 milhões deve aumentar cirurgias cardiovasculares em até 15%

Notícias
Qua, 29 de setembro de 2010


O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (28), em Belo Horizonte (MG), um investimento de R$ 98,9 milhões no setor de cirurgias cardiovasculares. Os recursos serão aplicados na reestruturação da tabela de procedimentos do Sistema Único de Saúde (SUS), o que permitirá uma maior valorização de aproximadamente mil cirurgiões de todo o país como também melhorias na remuneração aos hospitais que realizam cirurgias pediátricas.
Com a medida, a estimativa é que a quantidade de cirurgias cardiovasculares na rede pública seja ampliada em até 15% em um ano. Só em 2009, 65,4 mil procedimentos foram realizados no SUS. Os reajustes anunciados hoje – que chegam a 227% e começam a vigorar no próximo mês de novembro – incidem em 105 procedimentos de alta complexidade em cirurgia cardiovascular.
Os investimentos constam de portaria assinada, nesta tarde, pelo secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Alberto Beltrame, que anunciou os benefícios ao setor durante o 65º Congresso Brasileiro de Cardiologia, na capital mineira. “São recursos expressivos que, certamente, resultarão em melhorias na assistência à população de todo o país”, destacou Beltrame. “Com esses investimentos, aumentaremos a remuneração dos cirurgiões cardíacos em casos como da realização de cirurgia de ponte de safena, cujos honorários passam dos atuais R$ 1.330 para R$ 3,8 mil. E também permitiremos aos hospitais qualificarem a oferta de seus serviços, especialmente em pediatria”, completou o secretário.
As medidas fazem parte de um esforço orçamentário do Ministério da Saúde e foram amplamente discutidas com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV). A entidade, que reconheceu o empenho do governo federal durante o anúncio dos investimentos, recomendou aos associados o fim de eventuais negociações paralelas com estados e municípios direcionadas à eventual complementação da tabela ou a novos reajustes para os serviços profissionais.
“Foi a negociação mais positiva que tivemos com o Ministério da Saúde nos últimos anos”, ressaltou Gilberto Barbosa, presidente da SBCCV. “As medidas apresentadas pelo governo satisfazem plenamente as expectativas do setor e vão refletir na melhoria da assistência à população”, completou. Os valores anunciados pelo Ministério da Saúde serão liberados às secretarias estaduais e municipais de saúde.
REAJUSTES – Os reajustes concedidos para o pagamento de serviços profissionais abrangem 105 procedimentos das seguintes áreas: pediatria, procedimentos cardiovasculares, cirurgia aorta, cirurgia valvar, cirurgia de revascularização do miocárdio e implantes de marcapasso – tanto o convencional como o de alto custo.
De acordo com o secretário Alberto Beltrame, em relação à pediatria, além dos serviços profissionais, os serviços hospitalares serão reajustados em 20%. Os hospitais que realizarem cirurgias além da produtividade registrada nos últimos meses terão garantidos, pelo Ministério da Saúde, recursos adicionais (conhecidos como “extra-teto”) para o atendimento à demanda.
Com os investimentos anunciados hoje, os gastos do governo federal com cirurgias cardiovasculares deverão chegar a R$ 743,6 milhões, em 2011. Somente em 2009, o Ministério da Saúde investiu R$ 645,7 milhões para a realização desses procedimentos na rede pública.


Fonte: Ministério da Saúde

Brasil produzirá novo medicamento com base biotecnológica

Notícias
Qua, 29 de setembro de 2010


O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, anunciou nesta terça-feira (28), um acordo de R$ 1,25 bilhão para a transferência de tecnologia em biotecnologia entre a multinacional americana Pfizer, a israelense Protalix e o Ministério da Saúde, por meio do laboratório público Biomanguinhos. Em cinco anos, o medicamento para o tratamento da doença de Gaucher, taliglucerase alfa, passará a ser produzido pelo laboratório brasileiro. O valor representa o total de compras para o tratamento dos pacientes atendidos pelo SUS (R$ 250 milhões por ano). O acordo, portanto, garante a aquisição do produto, a transferência de tecnologia e deve gerar uma economia de R$ 70 milhões aos cofres públicos no período. A Pfizer detém os direitos comerciais do produto em todo o mundo, exceto em Israel.
Temporão está nos Estados Unidos, onde comanda uma missão empresarial para incentivar investimentos e parcerias do setor produtivo dos EUA com o complexo industrial da saúde do Brasil. “O mais importante dessa parceria é tipo de conhecimento embutido. O medicamento, taliglucerase alfa, é uma enzima, ou seja, produzido por um processo biológico. A partir do domínio dessa plataforma de produção, o Brasil se capacita a produzir outros produtos do gênero”, afirma o ministro.
Um dos principais problemas que o país vivencia hoje, explica o ministro, é a dependência de tecnologia e conhecimento na produção de insumos para a saúde. Ele explica que, nos últimos anos, metade dos registros dos medicamentos inovadores tinha a biotecnologia como base tecnológica. Desta forma, entende-se que a área aponta para a nova trajetória do setor e a principal aposta deste mercado.
A produção do medicamento em território brasileiro é estratégica para o tratamento dos pacientes diagnosticados com a doença de Gaucher. Até agosto, o único medicamento com registro no Brasil e que poderia ser comprado pelo governo federal para atender a esses pacientes era a imiglucerase. Contudo, o remédio está em falta em todo o mundo desde que o único produtor mundial (a Genzyme) comunicou, em julho de 2009, a suspensão temporária da fabricação do remédio depois de contaminação de seus equipamentos por um vírus. Para isso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu autorização antecipada de compra e distribuição da taliglucerase alfa antecipadamente. A expectativa é que o registro final deve ocorrer em fevereiro, assim como em países como os Estados Unidos.
“Ao longo dos cinco anos de vigência do acordo, o Ministério da Saúde economizará R$ 70 milhões. Estamos utilizando o poder de compra do governo federal para garantir a assistência aos pacientes, para capacitar o país em tecnologia e para gerar economia aos cofres públicos”, afirmou Reinaldo Guimarães, secretário de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde. Segundo ele, outras negociações estão em curso com empresas americanas. Com a MSD (Merck & CO.), por exemplo, está sendo negociado a transferência de tecnologia do medicamento Raltegravir, que foi introduzido no coquetel contra aids oferecido pelo SUS, em 2009. O acordo se aproxima dos R$ 250 milhões por ano. O medicamento tem patente válida até 2019, e o processo de transferência de tecnologia deve terminar quatro anos antes, sendo, portanto, uma importante contribuição para garantir a sustentabilidade do programa DST/Aids do Brasil.
Outras três parcerias público-privadas foram anunciadas nesta terça-feira. Trata-se de medicamentos para esclerose múltipla (BetaInterferona 1ª, parceria entre Ache – Biosintética e Biomanguinhos), antiasmático (Formoterol + Budesonida, parceira entre Chemo e Farmanguinhos) e imunosupressor (Sirolimo, parceria entre a Libbs e Farmanguinhos). Todas somam R$ 350 milhões. O Ministério da Saúde articulou desde 2009 um total de 20 acordos de transferência de tecnologia, para 25 produtos, envolvendo nove laboratórios públicos e 17 privados (sete estrangeiros e dez nacionais). Além de incentivar a produção nacional, representam uma economia de R$ 250 milhões.
MISSÃO OFICIAL – O anúncio da parceria é parte da Missão Oficial de Cooperação Bilateral e Empresarial Brasil – Estados Unidos na Área de Saúde, comandada pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, que segue até a próxima quinta-feira (29), como parte dos esforços empreendidos pelo governo brasileiro para fortalecer a indústria de saúde no País.
Desde 2008, essa é a quarta missão empresarial liderada pelo ministro Temporão, que já esteve na Índia, no Reino Unido e na China. Os países que estão entre os maiores produtores de medicamentos e insumos para a saúde.
Na última sexta-feira (24), a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e sua correlata nos Estados Unidos - FDA (Food and Drug Administration) firmaram, na capital americana, um acordo de confidencialidade para a troca de informações. Na prática, a medida contribuirá, por exemplo, para agilizar o registro de medicamentos, diminuir a necessidade de inspeções e acelerar a avaliação sobre retirada de produtos do mercado.


Fonte: Ministério da Saúde

28 de setembro de 2010

Frase do dia

Frase do dia
Ter, 28 de setembro de 2010

"A vida é mais simples do que a gente pensa; basta aceitar o impossível, dispensar o indispensável e suportar o intolerável."

(Kathleen Norris)

Fale Conosco

Fale Conosco
Ter, 28 de setembro de 2010


Divulgue o seu trabalho
Divulgue o seu evento
Divulgue o seu artigo
Mande suas sugestões em nosso formulário, suas dúvidas, suas critícas
Ajude a formar um blog mais dinâmico
Envie para o E-mail: artedaenfermagem@gmail.com

"Você pode conseguir qualquer coisa que queira na vida, se você ajudar o suficiente outras pessoas a conseguirem o que elas querem. "
(Zig Ziglar)
A Direção do blog agradece a colaboração de todos!
Eduardo Machado

Parabéns

Parabéns
Ter, 28 de setembro de 2010




Em menos de 1 mês o blog alcança 1000 visitas, sendo em torno de 37 visitas diárias, então, a direção do blog Amor por Enfermagem, agradece a todos que visitaram, participaram e divulgaram o blog. Hoje estamos completando 2000 visitas, e pedimos para todos vocês internautas que continuem "curiando" o blog, pois estar sendo cada vez mais proveitoso com suas notícias diarias! Parabéns blog Amor por Enfermagem, parabéns internautas!

Convite

Notícias
Ter, 28 de setembro de 2010


Obs: Clique na imagem para ser ampliada.

Fonte: Leonardo Castro (Colunista do blog Amor Por Enfermagem)

SEMOC 2010

Notícias
Ter, 28 de setembro de 2010

Imagem ilustrada

O XIII Semana de Mobilização Científica – SEMOC, esta programada para o período
de 18 a 22 de outubro de 2010. O formato da programação de atividades incluirá sessões de comunicação e de pôster, minicursos, conferências, mesas-redondas, palestras, jornada de pesquisa e salão interativo, este destinado à apresentação de trabalhos artísticos-culturais.
Maiores informações podem ser obtidas através do e-mail semoc@ucsal.br ou
pelos telefones (71) 3203-8973 e 3203-8970 e inscrições através do
http://www.ucsal.br/.


Fonte: Leonardo Castro (Colunista do blog Amor Por Enfermagem)

Inscrições abertas para o curso de Avaliação de Risco à Saúde Humana por Exposição a Substâncias Químicas

Notícias
Ter, 28 de setembro de 2010



Estão abertas as inscrições para a Capacitação em Educação à Distancia (EAD) de Avaliação de Risco à Saúde Humana por Exposição a Substâncias Químicas. O edital e as fichas de inscrições estão disponíveis no site: http://www.iesc.ufrj.br/vsaunasus. Um dos objetivos da capacitação é a análise crítica das formas de aplicação deste processo em áreas de risco.
O curso é uma iniciativa do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IESC/ UFRJ), instituição integrante da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNASUS), instituído pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde, em parceria com a Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) e Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS).
Serão disponibilizadas 300 vagas para alunos e 10 vagas para a tutoria. Poderão se candidatar, profissionais da área de saúde e afins que atuam em órgãos públicos federais, estaduais e municipais.  A capacitação terá duração de 20 semanas, sendo o total de 100 horas. Mais informações pelo telefone: 21-2598-9274.

Fonte: Sesab

Novas ambulâncias serão entregues no interior para o SAMU 192

Notícias
Ter, 28 de setembro de 2010



As populações das regiões de Jequié, Vitória da Conquista e Itapetinga recebem amanhã (29) mais um reforço para o atendimento na área da saúde. O secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, estará às 9h, em Jequié, para entregar as 14 ambulâncias de suporte básico (USB) para o SAMU 192. Serão beneficiados os municípios de Aiquara, Apuarema, Barra do Rocha, Brejões, Dário Meira, Ipiáu, Iramaia, Jaguaquara, Lafaiete Coutinho, Manuel Vitorino, Maracás, Planaltino, Santa Inês e Jequié. O evento acontecerá, na Avenida César Borges, na Central do SAMU 192.
À tarde, a partir das 14h, Solla estará em Itapetinga, onde, na Praça Dary Walley, entrega nove ambulâncias de suporte básico (USB), para o SAMU Regional de Vitória da Conquista/Itapetinga. Serão beneficiados os municípios de Itapetinga, Itambé, Itororó e Macarani, além de Poções, belo Campo, Condeuba, Cândido Sales, Anagê e Vitória da Conquista. A base do SAMU Regional ficará em Vitória da Conquista.

Fonte: Sesab

Congresso de banco de leite humano reúne 22 países em Brasilia

Notícias
Ter, 28 de setembro de 2010


Especialistas nacionais e internacionais que compõem o Programa Ibero-Americano de Bancos de Leite Humano (IberBLH) participam de hoje (28) a quinta-feira (30), em Brasília, de encontro que vai discutir os desafios e propor soluções para o futuro da iniciativa no continente. Será na Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio.
Trata-se do 51º Congresso Ibero-Americano de Bancos de Leite Humano, que reúne representantes dos 22 países que integram o IberBLH. Durante o encontro, serão apresentadas experiências de destaque e resultados inéditos em todo o mundo, como a autossuficiência de Brasília na distribuição de leite humano a recém-nascidos internados em unidade de terapia intensiva (UTI) neonatal.

Fonte: Cofen

Governo lança campanha para aumentar doações

Notícias
Ter, 28 de setembro de 2010


Uma campanha para que a família autorize a doação de órgãos foi lançada ontem pelo governo. A campanha na mídia também vai incentivar os profissionais de saúde a notificar os casos de morte cerebral às centrais estaduais de transplantes. Para doar um órgão ou tecido, não é preciso assinar documento por escrito. A família deve estar ciente da vontade, pois é ela que autoriza a doação em caso de morte cerebral. No entanto, a recusa de parentes em autorizar a doação é apontada pelo Ministério da Saúde como um dos obstáculos para aumentar o número de transplantes no país.
Segundo o secretário de Atenção à Saúde do ministério, Alberto Beltrame, em 24% dos casos de morte cerebral, a família não autoriza a doação. A campanha será veiculada na internet, em veículos impressos e nas emissoras de rádio e televisão a partir do dia 6 de outubro. O ministério anunciou recursos de R$ 76 milhões para incentivar o transplante de órgãos e tecidos no país. Do total, R$ 10 milhões serão para capacitar mais de 2 mil profissionais de saúde para tratar a questão do transplante com as famílias.
"A abordagem precisa ser aperfeiçoada e profissionalizada. A entrevista com a família tem técnica e pretendemos melhorar os entrevistadores na realização dessa tarefa, que é determinante para a doação ou não dos órgãos", disse Beltrame, após lançamento da campanha, que marca as comemorações do Dia Nacional do Doador de Órgãos e Tecidos.
Segundo Beltrame, somente 50% das mortes cerebrais são notificadas. O ministério aumentou para R$ 600 o valor de remuneração pelos exames complementares para o diagnóstico da morte encefálica. "Queremos valorizar o profissional e que o diagnóstico saia rápido", afirmou.
Foram reajustados também os valores pagos pelas cirurgias de transplantes de córnea e de coração, com o objetivo de incentivar esse tipo de cirurgia no SUS (Sistema Único de Saúde). O governo prevê também a criação de 80 leitos na rede pública para o transplante de medula óssea, equivalente a R$ 16 milhões, e a implantação de bancos de tecidos (córnea, pele e osso) em dez Estados, com investimento de R$ 20 milhões.

Fonte: Cofen

Remédio para mal de Alzheimer estará disponivel no SUS a parti de 2011

Notícias
Ter, 28 de setembro de 2010

Imagem ilustrada

Os brasileiros poderão contar, já a partir de 2011, com a distribuição gratuita do medicamento genérico Rivastigmina, para combate ao mal de Alzheimer. O remédio será produzido pelo IVB (Instituto Vital Brasil), de Niterói, e estará disponível na rede do SUS (Sistema Único de Saúde).
O medicamento em cápsula já está em fase de testes e, até abril do ano que vem, começa a ser produzido para o Ministério da Saúde em uma parceria entre o IVB e a Laborvida, empresa que venceu a licitação pública. A gerente de Desenvolvimento de Produção de Medicamentos do IVB, Tereza Lowen, informou na sexta-feira (24) que o medicamento na forma de solução oral terá um lote piloto em outubro deste ano.
Mas, somente após os testes de equivalência farmacêutica, estará apto para se credenciar ao registro na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Lowen acredita que a produção da solução oral do Rivastigmina chegará ao mercado no segundo semestre de 2011. A Rivastigmina reduz o ritmo de evolução da doença. "Faz com que a evolução fique mais lenta e melhora a parte cerebral. Melhora o desempenho do idoso nas questões de memória, de locomoção", disse Lowen.
O IVB será o único laboratório oficial a produzir esse medicamento para o governo federal. Atualmente, o Ministério da Saúde compra o remédio de uma empresa privada. Com a produção pelo IVB, haverá economia para o ministério.
A incidência da doença de Alzheimer é grande no país. Ela prevalece entre 4% e 5% das pessoas com idade acima de 65 anos. "E, a partir dos 90 anos, [acomete] 50% das pessoas". Cerca de 1,2 milhão de pessoas sofrem do mal.
A perspectiva de acesso mais barato à medicação é positiva para os doentes, avaliou Tereza Lowen. Um frasco de 120 ml do remédio custa hoje, nas farmácias e drogarias, mais de R$ 400 e contém poucas doses. Para o ministério, o frasco da solução oral sai por R$ 202,39. O preço do medicamento em caixas com 28 cápsulas varia, para o governo, de R$ 2,58 por cápsula de 1,5 ml até R$ 3,40 por cápsula de 6 ml. Segundo a especialista do IVB, são necessárias, em média, duas doses diárias por paciente. "Normalmente, você começa o tratamento com uma dose baixa de 1,5 ml e vai aumentando gradativamente até chegar a 6 ml".
O mal de Alzheimer é uma doença degenerativa, ainda sem cura, que age de maneira silenciosa. Se caracteriza pela perturbação de várias funções cognitivas (relacionadas ao cérebro), entre as quais memória, atenção, aprendizado, orientação e linguagem. Os sintomas, em geral, são acompanhados por deterioração da parte emocional, da motivação e do comportamento social.

Fonte: Cofen

I Simpósio Baiano de Avanços Tecnologicos no Tratamento de Lesões Cultâneas

Notícias
Ter, 28 de setembro de 2010


Obs: Clique na imagem para ser ampliada

Fonte: Leonardo Castro (Colunista do blog Amor Por Enfermagem)

Campanha, investimentos e capacitação: transplantes devem crescer até 20%

Notícias
Ter, 28 de setembro de 2010


Com o slogan “Seja um doador de órgãos e só assim serei feliz, bem feliz”, o Ministério da Saúde lançou, nesta segunda-feira (27) – data em que é comemorado o Dia Nacional do Doador de Órgãos e Tecidos – uma ampla campanha de mídia para sensibilizar a sociedade sobre a importância da doação. Além da apresentação da campanha, a ministra interina da Saúde, Márcia Bassit, e o secretário de Atenção à Saúde do ministério, Alberto Beltrame, assinaram portarias no valor de R$ 76 milhões que, juntamente com a mobilização social e a capacitação de profissionais do setor, deverão resultar no crescimento entre 15% e 20% da quantidade de transplantes realizados no Sistema Único de Saúde (SUS).
A campanha de utilidade pública lançada hoje será veiculada em rádio, televisão, veículos impressos e na internet até o próximo dia 6. Depois disso, parceiros do Ministério da Saúde vão continuar a transmissão das peças publicitárias, voltadas à sensibilização dos doadores e dos familiares deles. Em caso de morte cerebral, cabe à família do doador autorizar a retirada de órgãos e tecidos para transplantes.
“Temos obtido grandes avanços em relação a este tipo de procedimento no SUS, responsável pela realização de aproximadamente 95% dos transplantes no país”, afirmou o secretário Alberto Beltrame. “Com a campanha, as medidas anunciadas hoje e a melhoria das notificações, esperamos alcançar resultados ainda melhores”, completou o secretário.
O número de transplantes realizados no país apresenta crescimento sustentado nos últimos. Enquanto em 2003 foram realizados 12.722 procedimentos, em 2009 o Brasil contabilizou 20.253 cirurgias desse tipo – um aumento de 59,2%.
Só no primeiro semestre deste ano, o número de transplantes de órgãos sólidos (coração, fígado, rim, pâncreas e pulmão) chegou a 2.367. A quantidade é 16,4% maior que o número de procedimentos realizados no mesmo período do ano passado (2.033 transplantes). “Resultados como esses mostram que temos dado respostas imediatas à população a partir do constante aprimoramento do Sistema (Nacional de Transplantes)”, destacou Márcia Bassit.
INVESTIMENTOS – As portarias assinadas nesta segunda-feira representam um conjunto de melhorias para o setor de transplantes. Elas incluem a recomposição da tabela de alguns procedimentos e exames; melhoria na infra-estrutura do sistema, com a criação de 80 novos leitos para transplante de medula óssea; implementação de dez centros multitecidos para transplante de córnea, ossos e pele; e investimentos na capacitação dos profissionais que atuam no setor.
Reajustes – Uma das portarias reajusta os procedimentos de transplantes de córneas, coração, fígado (doador vivo e falecido), pâncreas, pulmão, rim (doador vivo e falecido) e transplante simultâneo de rim-pâncreas. A medida tem o objetivo de melhor valorizar os profissionais de saúde e incentivar a realização dessas modalidades de transplantes no SUS.
“O Ministério da Saúde pretende aprimorar as condições de trabalho, sensibilizando os médicos, principalmente aqueles de UTI, e criando condições mais favoráveis para que os hospitais mobilizem adequadamente os profissionais para a rápida confirmação dos óbitos”, explica Alberto Beltrame. Também será incluído um novo procedimento para unificar o valor dos exames complementares de diagnóstico de morte encefálica. O investimento previsto nesta portaria é de R$ 30 milhões ao ano.
Medula óssea – Outra portaria – com investimento de R$ 16 milhões – prevê a ampliação de centros de transplantes de medula óssea, o que refletirá na instalação de 80 novos leitos para a realização das cirurgias, divididos em módulos de cinco leitos por centro. A medida é resultado do sucesso do Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), que cada vez mais tem identificado doadores nacionais de medula óssea.
Atualmente, o Brasil registra a marca de 1,7 milhão de doadores de medula óssea, tornando-se o terceiro maior banco de dados do gênero no mundo (fica atrás apenas dos registros nos Estados Unidos/5 milhões de doadores e na Alemanha/3 milhões de doadores). De 12 mil doadores em 2000, o Redome evoluiu para mais de 1,7 milhão de doadores inscritos este ano. A chance de se encontrar um doador compatível fora da família (não-aparentado) é de uma em 100 mil.
Multitecidos – O Ministério da Saúde está investindo, ainda, R$ 20 milhões no Plano Nacional de Implantação de Bancos de Multitecidos. Eles serão instalados em dez estados (que apresentam taxa de doação igual ou maior à média nacional) para a realização de transplantes de córnea, pele e osso por hospitais de ensino públicos.
Qualificação – O aperfeiçoamento do Sistema Nacional de Transplantes (SNT) depende da adequação da capacitação dos profissionais que atuam no SNT. Por isso, o Ministério da Saúde lançou, nesta segunda-feira, o Programa Nacional de Qualificação para Doação e Transplantes de Órgãos e Tecidos (Qualidott).
A meta é promover qualificação de aproximadamente 1,2 mil profissionais de saúde em todo o país – incluindo médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais – com a oferta de 150 bolsas de ensino. O investimento inicial nessa ação – que contará com parcerias entre o ministério, hospitais de excelência e universidades – é de R$ 10 milhões.
Entre as medidas previstas no Qualidott está a realização de cursos gratuitos – presenciais e a distância. Os temas vão desde avaliação do doador e o diagnóstico da morte cerebral até entrevista com familiares e retirada dos órgãos que serão usados no transplante.
A distribuição dos cursos atenderá a todo o país. Um dos principais objetivos do Qualidott é atenuar as diferenças regionais em relação à qualificação de profissionais e à realização de transplantes pelo Sistema Único de Saúde.

Transplantes realizados por ano
ANO
TOTAL DE TRANSPLANTES REALIZADOS (órgãos sólidos, córnea e medula)
2003
12.722
2004
14.175
2005
15.570
2006
15.788
2007
17.428
2008
18.989
2009
20.253


Número de transplantes por órgão (doador falecido) – primeiros semestres
ÓRGÂOS SÓLIDOS
2008
2009
2010
Coração
98
100
99
Fígado
492
605
663
Pulmão
26
25
34
Rim
994
1224
1486
Pâncreas
-
22
32
Rim/Pâncreas
78
57
53
TOTAL
1.688
2.033
2.367

Fonte: Ministério da Saúde