30 de setembro de 2010

Atendimento do SAMU é ampliado em Alagoinhas

Notícias
Qui, 30 de setembro de 2010


A microrregião de Alagoinhas teve o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) ampliado. Nesta quinta-feira (30), a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), por meio de uma parceria com o governo federal, entregou 13 ambulâncias para o SAMU da região. Além de Alagoinhas, que já contava com o serviço, os veículos foram equipados e destinados para Aramari, Aporá, Araçás, Catu, Crisópolis, Entre Rios, Esplanada, Inhambupe, Itapicurú, Olindina, Rio Real e Sátiro Dias.
“É uma assistência pré-hospitalar, faz o primeiro atendimento e leva para o hospital para receber o atendimento completo. O paciente chega com o quadro estabilizado e, muitas vezes faz a diferença na resposta imediata que precisa ser dada em situações de emergência”, disse o secretário estadual de Saúde, Jorge Solla. Alagoinhas também recebeu uma ambulância, de menor porte, para a atenção básica à saúde.
Kelly Amado é sócia de uma empresa de eventos em Alagoinhas e, com frequencia, pega a estrada para visitar clientes nas cidades circunvizinhas. “O serviço nos traz tranquilidade porque diminui, em caso de acidente, as chances de sequelas e mortes das pessoas”. Para que os atendimentos do SAMU sejam realizados de forma adequada, todos os profissionais foram treinados pela Sesab.
O prefeito de Olindina, João Ribeiro, ressalta que, sozinho, o município não teria capacidade de adquirir a ambulância, tampouco capacitar os profissionais de saúde para o serviço. “Todos os municípios do Brasil precisam desse tipo de atendimento. Mesmo que more na zona rural, basta que a pessoa acione o 192 para receber o atendimento”, argumenta.
O secretário Solla revelou que a Sesab está se articulando com a empresa de telefonia que atende a região para que, nos próximos meses, todas as ligações para o número gratuito 192 sejam direcionadas para a central de Alagoinhas, responsável pela gestão do sistema na microrregião.
O SAMU pode e deve ser acionado em situações diversas como ocorrência de problemas cardiorrespiratórios, intoxicação, queimaduras graves, trabalhos de parto, tentativas de suicídio, crises hipertensivas, acidentes/traumas, afogamentos, choques elétricos e na transferência inter-hospitalar de pacientes com risco de morte.
Na quarta-feira (29), Solla esteve em Jequié para entregar ambulâncias as cidades de Aiquara, Apuarema, Barra do Rocha, Brejões, Jequié, Dário Meira, Ipiaú, Iramaia, Jaguaquara, Lafaiete Coutinho, Manoel Vitorino, Maracás, Planaltino e Santa Inês. Nesta sexta-feira (1º), os municípios de Santa Maria da Vitória, Saubara e Santo Amaro também receberão ambulâncias.
“Com essa parceria entre governo federal, governo estadual e prefeituras, vamos chegar a dois terços da população da Bahia assistida por esse serviço”, completa Solla.

Fonte: Sesab

Nenhum comentário:

Postar um comentário