Qui, 23 de setembro de 2010
Porto Alegre. Após quatro anos sem sarampo no país, 13 casos da doença já foram registrados no Brasil em 2010. Dentre eles, seis foram confirmados pelo Ministério da Saúde. Ontem, o governo gaúcho divulgou o terceiro caso no Rio Grande do Sul. O governo federal informou que as infecções por sarampo foram confirmadas em pessoas não imunizadas e que são casos isolados.
Na Paraíba, sete resultados positivos foram anunciados e são analisados pela Fiocruz. Outros três casos são no Pará. Dois irmãos, entre 19 e 26 anos, apresentaram os sintomas em Belém. A Secretaria da Saúde não sabe como o primeiro doente, de 19 anos, foi infectado, já que ele não teve contato com doentes.
Em Porto Alegre, o paciente confirmado é um bebê de 9 meses, que apresentou os sintomas após ter contato com uma das irmãs infectadas com o vírus durante viagem a Buenos Aires, em julho. As irmãs, de 10 e 11 anos, segundo a Secretaria da Saúde, foram os primeiros casos a serem confirmados.
Outro possível caso de sarampo é investigado em Videira (SC). O exame de uma menina de 6 anos deu positivo, mas a confirmação só virá após comprovação do Ministério da Saúde.
Dicas
- Toda pessoa que tiver febre e vermelhidão na pele, acompanhados de tosse, coriza ou conjuntivite deve ficar alerta.
- Quem viajou ao exterior nos últimos 30 dias ou teve contato com alguém que viajou ao exterior deve prestar atenção se surgirem sintomas da doença.
- Todas as pessoas que tiveram contato cinco dias antes até cinco depois do inicio da vermelhidão na pele em casos suspeitos devem se vacinar.
Fonte: Cofen

Nenhum comentário:
Postar um comentário