3 de setembro de 2010

Com a chegada da primavera, atenção especial com a catapora

Notícias
Sex, 03 de setembro de 2010


A chegada da primavera vem acompanhada de uma preocupação a mais para os pais. Neste período, aumentam os casos de catapora, alertam especialistas.
- A catapora é a única doença infantil que não tem vacina na rede pública, ao contrário de sarampo, tétano e coqueluche, por exemplo. Com a chegada da primavera, os casos tendem a aumentar.
Com as mudança do tempo, já estão aparecendo mais casos. Atualmente, atendo, em média, cinco casos por dia, e a tendência é aumentar - afirma o médico Pedro Brito Garcia.
De acordo com o presidente do Departamento Científico de Infectologia da Sociedade de Pediatria Brasileira (SPB), Eitan Berezin, entre 2% e 3% das crianças entre 1 e 10 anos contraem a doença, que é sazonal e costuma aparecer neste período do ano. Ele afirma que, mesmo sem vacina, é possível adotar medidas de prevenção.
- É preciso atenção com as condições de higiene da pele e também se alimentar bem. No caso de crianças, devese ainda evitar o contato com outras crianças que estejam com a doença.
Quem estiver doente deve ficar em casa - destaca Berezin.
A vacina contra a catapora, ou varicela, custa aproximadamente R$ 150 e ainda não foi incluída no calendário do Ministério da Saúde. Segundo o Governo Federal, ela está disponível nos Centros de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE), que atendem portadores de imunodeficiência e pessoas com outras condições especiais.

Fonte: Cofen

Nenhum comentário:

Postar um comentário