21 de setembro de 2010

Hospital do Subúrbio registra sua 1ª doação de órgãos

Notícias
Ter, 21 de setembro de 2010




Apenas uma semana após entrar em funcionamento, o Hospital do Subúrbio (HS), unidade da rede estadual de saúde, sob a gestão da Prodal Saúde, conseguiu a primeira doação de múltiplos órgãos, ampliando para 36 o número de doações registradas esse ano. Para o médico Eraldo Moura, coordenador do Sistema Estadual de Transplantes, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), a doação efetivada na noite de ontem (20), no HS, evidenciou “o empenho da diretoria e da equipe médica da unidade hospitalar, bem como seu comprometimento com a saúde da população”.
A diretora do HS, Lícia Cavalcante, revela que a doadora, de 32 anos, foi vítima de acidente vascular cerebral (AVC), e que a equipe da unidade hospitalar não teve dificuldade para obter a autorização da família para a doação dos órgãos. “A equipe médica demonstrou estar preparada para a abordagem junto à família e para a condução de todo o processo para diagnóstico de morte encefálica e manutenção do paciente doador, até que seja feita a captação dos órgãos”, comentou a diretora do HS.
Lícia Cavalcante falou ainda sobre a intenção de montar e manter as equipes de profissionais do Hospital do Subúrbio voltadas para a prática da medicina social, e adiantou que ainda esse mês deverá ser instalada, no hospital, a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante – CIHDOTT – formalizando a instituição como entidade de captação. “Estou muito feliz, assim como toda a equipe, porque mesmo antes da criação da CIHDOTT, e com apenas uma semana de funcionamento, observamos que podemos ser um instrumento de ajuda para a população”, concluiu a diretora.
O coordenador do Sistema Estadual de Transplantes ressaltou também a atitude de solidariedade da família da doadora, que autorizou a doação e, com isso, possibilitou que várias vidas fossem salvas. De acordo com Eraldo Moura, a Bahia ainda registra um elevado índice de negativa familiar - mais de 50% das famílias de potenciais doadores não autorizam a doação –, e esse é um dos maiores obstáculos para a ampliação do número de transplantes no estado.
    
INTERIORIZAÇÃO
Na próxima quinta-feira, dia 23, o coordenador do Sistema Estadual de Transplantes visitará os municípios de Ilhéus e Itabuna, dando continuidade ao processo de interiorização das atividades de doação e transplante de órgãos. Em Itabuna, entre os assuntos que serão abordados pelo médico estão: o recredenciamento do Hospital Calixto Midlej, da Santa Casa de Misericórdia, para realizar transplante renal, e a implantação de um banco de tecido ocular humano (córnea). Eraldo Moura lembrou ainda que em Itabuna, dois serviços acabam de ser credenciados para transplante de córnea: o Day Horc e o Hospital Beira Rio.

Fonte: Sesab

Um comentário:

  1. Olá blogueiro,
    É muito importante também incentivar a doação de órgãos e conscientizar as pessoas sobre a importância deste gesto de solidariedade.
    Para ser doador de órgãos não é preciso deixar nada por escrito. O passo principal é avisar a família sobre a vontade de doar. Os familiares devem se comprometer a autorizar a doação por escrito após a morte. Divulgue a ideia e salve vidas!
    Para mais informações: comunicacao@saude.gov.br
    Ministério da Saúde

    ResponderExcluir