28 de outubro de 2010

Diferença entre cuidador de idoso e auxiliar de enfermagem

Notícias
Qui, 28 de outubro de 2010



O Sindicato dos Empregados em Estabelecimento e Serviços de Saúde de Bauru (Seessb) está alertando as famílias de idosos que estão em tratamento em estabelecimentos ou unidades de saúde para que fiquem atentos para que não haja substituição do auxiliar de enfermagem pelo cuidador de idosos. A troca de funções foi verificada pelo Sindicato em alguns estabelecimentos de saúde da cidade. O Sindicato alerta que esse procedimento pode colocar em risco a saúde e a vida do idoso.
Segundo o Sindicato, o crescimento da população de idosos ocasionada pelo aumento da expectativa de vida do brasileiro provocou o surgimento de um novo profissional, o cuidador de idosos. Porém, estabelecimentos de saúde que promovem o atendimento a esse tipo de paciente não podem substituir o trabalho especializado de um auxiliar de enfermagem pelo o do cuidador. O Sindicato explica que para exercer a função de auxiliar de enfermagem a pessoa precisa ter, no mínimo, o primeiro grau completo e um curso de capacitação realizado em uma escola credenciada pelo Conselho Estadual de Educação e o Coren (Conselho Regional de Enfermagem). Somente após a conclusão do curso é permitida a atuação em hospitais, clínicas, asilos e unidades de saúde

O auxiliar de enfermagem pode prestar cuidados simples de enfermagem, observar e monitorar o paciente e cuidar de sua higiene. Ele atua sempre sob a supervisão e orientação de um médico ou enfermeiro, não podendo realizar muitas das atribuições que cabem apenas aos seus superiores. Já o cuidador de idoso é considerado trabalhador informal. Cabe a ele apenas ajudar o idoso no dia-a-dia e nas tarefas simples que ele não consegue realizar sozinho, como tomar banho, trocar de roupa e se alimentar.

Fonte: Cofen

Nenhum comentário:

Postar um comentário