Qui, 25 de novembro de 2010
Na 170º Reunião do Conselho Estadual de Saúde (CES), realizada esta tarde no Plenarinho da Assembléia Legislativa, o secretário da Saúde do Estado e presidente do CES, Jorge Solla, apresentou a prestação de contas da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), referente ao terceiro trimestre de 2010. Em sua exposição, Solla destacou que já foram alocados cerca de R$ 1,4 bilhões para o setor, correspondendo a 13,63% dos recursos do estado. “Já conseguimos superar os 12% do orçamento, previstos em Lei, destinados à Saúde”, disse o secretário.
Jorge Solla falou sobre a entrada em funcionamento de dois grandes hospitais: o do Subúrbio e o da Criança, em Feira de Santana. Ainda como destaque, ele disse que a atenção à saúde recebeu investimentos para modernização dos equipamentos hospitalares, aumento nas equipes de Saúde da Família, conseguindo fazer com que a Bahia passasse a ocupar o 3º lugar em número de equipes implantadas.
Na área de valorização profissional, Solla explicou que foi importante a criação do Unasus (Universidade Aberta do SUS), a implantação da primeira unidade descentralizada da Escola de Formação Técnica em Saúde, em Itaberaba, e a criação da Residência em Medicina de Família e Comunidade, além disso, foram admitidos 629 profissionais concursados.
Na vigilância à saúde, a Sesab, com a vacinação contra a meningite C, conseguiu diminuir o número de casos em Salvador. “Foram aplicadas mais de 1 milhão de doses”, explicou o secretário. Ainda na vigilância, foram conseguidos índices de 87% de cobertura na vacinação com a tetravalente, e 88% na de poliomielite. Solla ainda apontou a redução dos casos de dengue, em torno de 64,5% no estado, em relação ao mesmo período do ano passado. Nessa área, ocorreu a abertura das unidades do Lacen (Laboratório Central) de Teixeira de Freitas e Bom Jesus da Lapa.
Finalizando a apresentação, foi escolhido o conselheiro Eduardo Arantes para dar o parecer sobre a prestação de contas. A próxima reunião do CES está marcada para o dia 16 de dezembro.
Fonte: Sesab
Nenhum comentário:
Postar um comentário