Seg, 08 de novembro de 2010
Dando continuidade às ações para o enfrentamento da dengue no estado, a Secretaria da Saúde do Estado, através da diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep), realiza de amanhã (9) até o próximo dia 11, quinta-feira, no Hotel Vila Velha, na Vitória, uma oficina para capacitação em vigilância da dengue: “Investigação de Óbitos e Diagnóstico Diferencial”. A oficina tem como principal objetivo qualificar as ações de vigilância epidemiológica, com ênfase na investigação dos casos graves e óbitos, na perspectiva dos principais diagnósticos diferenciais, visando identificar os principais fatores relacionados à alta letalidade por esse agravo.
Durante o evento, os participantes terão a oportunidade de conhecer o estudo sobre óbitos do Ministério da Saúde, realizado em cinco estados brasileiros, e o estudo realizado pela sanitarista Ana Paula Pitanga, da Divep, que investigou os casos de óbitos por dengue ocorridos na Bahia, no ano passado (2009). Profissionais de diversas áreas da Sesab – vigilância epidemiológica dos municípios prioritários, diretorias regionais de Saúde (Dires), núcleos de vigilância epidemiológica hospitalar e distritos sanitários - devem participar da capacitação, considerada de grande importância para a intensificação das ações de prevenção e controle da dengue durante o próximo verão.
PROGRAMAÇÃO
A oficina de capacitação será iniciada às 9h30min, com a presença da diretora de Vigilância Epidemiológica da Sesab, Alcina Andrade. Em seguida, Maria Aparecida Araújo Figueredo, da Divep, fala sobre a dengue no estado da Bahia na 1ª década do século XXI, e a coordenadora do Comitê Estadual de Controle da Dengue, Jesuína Castro, apresenta o mapeamento das áreas de risco para dengue, utilizando a matriz de vulnerabilidade.
A avaliação dos determinantes para ocorrência de óbitos no Brasil, as ações da Sesab frente às doenças endêmicas e epidêmicas, investigação das investigações de dengue grave e principais diagnósticos diferenciais da dengue são outros assuntos de destaque durante o encontro, que terá entre os palestrantes Rodrigo Said, do Ministério da Saúde; Rita Nogueira, da Fiocruz/Ministério da Saúde, e Maria Cristina Mota Leal, da Fundação Luis Eduardo Magalhães.
Fonte: Sesab
Nenhum comentário:
Postar um comentário