Qua, 01 de dezembro de 2010
Hoje, 1º de dezembro, comunidades do todo o planeta se organizam para atividades em torno do Dia Mundial de Luta contra a Aids. O dia foi instituído como forma de despertar a consciência da necessidade da prevenção, aumentar a compreensão e promover análises da sociedade e órgãos públicos sobre a doença.
A mortalidade por Aids no Estado de São Paulo atingiu o menor nível em 20 anos. É o que aponta o mais novo boletim epidemiológico produzido pela Secretaria de Estado da Saúde, com base nos dados da Fundação Seade.
Em 2009 houve 7,8 óbitos por 100 mil habitantes em todo o Estado. Este índice só havia sido menor em 1989, época que a doença estava em pleno avanço, com 5,5 mortes por 100 mil habitantes. A pior taxa, de 22,9, foi registrada em 1995.
No ano passado ocorreram 3.230 mortes por Aids no Estado, contra 3.356 em 2008. Esta redução se deve a uma série de fatores, em especial à introdução das novas terapias antirretrovirais nos últimos dois anos e ao incentivo ao diagnóstico precoce de HIV por intermédio das campanhas de testagem gratuita , explica Maria Clara Gianna, coordenadora do Programa Estadual DST/Aids.
Neste 1º de dezembro de 2010 a data será lembrada na sacada da sala de reuniões do Gabinete do Prefeito no Palácio Santo Agostinho, sede da Prefeitura. Por volta das 10h00 e na presença dos representantes de setores da saúde pública local, serão soltos cerca de 500 balões de ar numa atitude de solidariedade e para marcar o encerramento da Mobilização Estadual de Testagem anti-HIV Fique Sabendo 2010 , realizada de 16 de novembro a 1º de dezembro.
A Campanha teve por objetivo estimular a população do Estado de São Paulo a realizar o teste anti-HIV.
Fonte: Cofen
Nenhum comentário:
Postar um comentário