1 de dezembro de 2010

UNEB sedia lançamento de campanha de combate à Aids nesta quarta (dia 1°)

Notícias
Qua, 01 de novembro de 2010


A UNEB vai sediar o lançamento oficial da nova campanha de prevenção à Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) da Secretaria estadual da Saúde (Sesab). A cerimônia será realizada no teatro da universidade, no Campus I, em Salvador, às 14h do dia 1° de dezembro, data em que se comemora o Dia Mundial de Combate à Aids.
Segundo Maricélia Macedo, coordenadora do programa estadual de Aids e DSTs da Sesab, a escolha da UNEB como parceria nessa iniciativa não foi por acaso.
“Sempre procuramos instituições de grande reconhecimento pela sociedade para garantir a visibilidade e adesão à campanha. Como este ano nosso foco está nos jovens, nada mais adequado do que buscar apoio na UNEB, uma instituição de ensino com credibilidade e largo alcance social”, pontua Maricélia. 
Tradicionalmente, a programação da solenidade homenageia um artista que voluntariamente adere à causa. Nesta edição, o cantor da banda Parangolé, Léo Santana, receberá um troféu da Sesab. 
“O que estimula a prevenção é a informação. Como a UNEB tem um caráter multicampi e, em Salvador, estamos situados em um bairro popular, acredito que vamos somar à campanha”, pondera Jairo Sá, assessor da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), setor que intermediou a participação da instituição no evento, com apoio do Departamento de Ciências da Vida (DCV) do campus. 
Entre os convidados do evento estão o reitor da UNEB, Lourisvaldo Valentim, o pró-reitor José Bites (Prograd), o diretor Atson Fernandes (DCV) e outros membros do grupo gestor da universidade, o representante do MS, Mitermayer Galvão Reis, o secretário estadual Jorge Solla (Sesab) e o secretário da Saúde da capital, José Saturnino. 
Somente no estado, cerca de 12 mil pessoas convivem atualmente com o vírus da Aids. O público jovem representa 10% desse montante, sendo observado ainda, desde 2002, um crescimento do número de casos entre mulheres. 
Um dos objetivos da campanha é desconstruir o preconceito contra quem vive com a doença e combater o estigma que recai sobre os contaminados. 
Em parceria com o Ministério da Saúde (MS), a campanha deste ano tem como público-alvo jovens entre 15 e 24 anos, com prioridade para as classes socioeconômicas médias e populares.

Fonte: Coren-BA

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