25 de fevereiro de 2011

Primeiro modelo celular ‘in vitro’ para estudar envelhecimento

Notícias
Sex, 25 de fevereiro de 2011


Uma equipa de cientistas norte-americanos e espanhóis desenvolveram um modelo celular para estudar o envelhecimento humano precoce. O estudo foi publicado na última edição da revista «Nature» e favorecerá a investigação em compostos químicos que permitam alterar o processo, assim como ajudará a melhor compreender as doenças cardiovasculares.
O trabalho poderá trazer novas esperanças para os doentes com a síndrome de envelhecimento prematuro Hutchinson-Gilford ou progeria. A extrema complexidade deste fenómeno e as patologias associadas não eram bem claras para os cientistas. Os afectados sofrem na infância patologias associadas à velhice como a arteriosclerose, trombose e ataques cardíacos.
O modelo foi descoberto após rejuvenescer o núcleo das células de pacientes com uma síndrome muito rara de envelhecimento precoce, cuja média de vida é de 15 anos. Os sintomas principais da doença causada por um defeito genético que produz o acumular de uma proteína são baixa estatura, alopecia, ausência de gordura subcutânea, osteoporose e rigidez articular.
Esta é a primeira vez que os cientistas conseguem desenvolver um modelo celular humano ‘in vitro’ para estudar o envelhecimento, através da identificação de novos marcadores e vários aspectos da velhice prematura e fisiológica em humanos.
Para tal, criaram células-tronco pluripotentes induzidas (iPS) a partir de fibroblastos (células do tecido conjuntivo) de pacientes com esta síndrome, conseguindo a regressão de células doentes para um estado embrionário, com a supressão reversível do gene da progeria por reprogramação, e sua posterior reactivação durante a diferenciação celular.
O estudo poderá permitir o desenvolvimento de tratamentos para crianças com a síndrome de Hutchinson-Gilford como, por exemplo, o possível transplante de células pluripotentes induzidas saudáveis.

Fonte: Notícias Google

Sexo oral é primeira causa de cancro da garganta nos EUA

Notícias
Sex, 25 de fevereuri de 2011


No Estados Unidos, as infecções por Vírus do Papiloma Humano (HPV) são maioritariamente provocadas pela prática de sexo oral com múltiplos parceiros.
De acordo com um estudo da Universidade do Ohio, que vem reforçar conclusões de estudos anteriores, conclui-se que os indivíduos que praticaram sexo oral com mais de seis indivíduos têm oito vezes mais possibilidades de desenvolver esta doença do que indivíduos com menos parceiros sexuais.
Maura Gillinson, a investigadora responsável pelo estudo, explica que, entre 1974 e 2007, houve um incremento de 225% em todos os tipos de cancro oral derivados do HPV. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças americano estima que, durante as duas últimas décadas, o número de contagiados tenha duplicado e estima que metade da população norte-americana sexualmente activa venha a contrair o vírus ao longo da sua vida.
Em Portugal também existem números que apontam para uma tendência similar. Se antes, o perfil social do doente de cancro oral estava traçado - homem, fumador e com hábitos alcoólicos muito marcados -, nos últimos anos essa realidade alterou-se.
Os médicos dentistas que trabalham no IPO de Lisboa deparam-se hoje com um novo padrão, em que, de acordo com Daniel de Sousa, responsável pelo Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do IPO de Lisboa, há «uma prevalência crescente de doentes mais jovens, na casa dos 30 anos, com cancro oral».
Daniel de Sousa refere que «a nível da informação médica internacional esta é uma realidade que começa a ter muito significado», porém, em Portugal não existem ainda estatísticas sobre este tipo específico de cancro oral, que ocupa ocupa o 5.º lugar na prevalência a nível nacional.
A maioria dos casos de cancros orais em Portugal continua a ser descoberta na população mais velha. Todos os anos são detectados 1500 novos casos: 1200 em homens e 300 em mulheres.

Fonte: Notícias Google

Estudo diz que uso de maconha faz paciente com câncer voltar a sentir gosto da comida .

Notícias
Sex, 25 de fevereiro de 2011


O uso medicinal da maconha não é novo, mas uma pesquisa canadense mostrou que seu uso durante a quimioterapia devolveu aos pacientes o prazer de comer e voltar a sentir o gosto dos alimentos.
Pesquisadores avaliaram 21 pacientes que tinham sido tratados com quimioterapia para câncer avançado, que consumiram tanto comprimidos que continham THC (substância química psicoativa da maconha) como placebo, por 18 dias.
Entre eles, 73% daqueles que tomaram o THC relataram um gosto maior por alimentos e 55% disseram que a medicação "fez sentir melhor o gosto dos alimentos". No grupo que consumiu placebo, esses números foram de 30% e 10%, respectivamente.
Ambos os grupos consumiram aproximadamente o mesmo total de calorias, mas os pacientes que tomaram os comprimidos de THC comeram mais proteína do que antes do início do experimento. Entre os primeiros, mais pessoas relataram ter melhorado a qualidade de sono e sensação de relaxamento.
Para o professor Wendy Wismer, principal autor da pesquisa, a descoberta é importante porque o tratamento do câncer pode prejudicar o apetite e levar a uma perigosa perda de peso.
- Os médicos devem considerar o tratamento com THC para pacientes com câncer que sofrem de perda de olfato, paladar e apetite.

Ministério destina R$ 200 milhões para hospitais universitários

Notícias
Sex, 25 de fevereiro de 2011



BRASÍLIA - O Ministério da Saúde disponibilizou recursos no montante de R$ 200 milhões para 45 hospitais universitários, em diversos estados, para o exercício deste ano. A medida faz parte do programa nacional de reestruturação e revitalização dos hospitais universitários federais integrados ao Sistema Único de Saúde (SUS). A portaria foi publicada hoje no Diário Oficial da União.
O valor, que será incorporado ao teto financeiro anual dos estados, municípios e do Distrito Federal, será repassado a partir de março pelo Fundo Nacional de Saúde. Os recursos serão transferidos em três parcelas, até maio.
Os hospitais funcionam como centros de formação de especialistas e de qualificação. De acordo com o Ministério da Saúde, os hospitais universitários são importantes para o atendimento de média e alta complexidade (consultas, exames, cirurgias e tratamentos mais complexos).

Fonte: Notícias Google

Estudo de vacina anti-HIV corre risco

Notícias
Sex, 25 de fevereiro de 2011


O estudo de duas vacinas preventivas contra o vírus da Aids, conduzido pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo por intermédio do Centro de Referência e Treinamento em DST-Aids, pode estar comprometido por falta de voluntários, segundo informações do órgão.
Desde o dia 12 de janeiro, quando o recrutamento de voluntários foi divulgado, 184 pessoas entraram em contato com o centro. Desse total, 79 participaram de palestras informativas na unidade e somente 37 assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecimento para participar da pesquisa.
No entanto, apenas oito tinham o perfil buscado para participar do estudo, das quais seis não poderão participar por causa de suas condições de saúde. Segundo a secretaria, restam 23 vagas.
Podem se inscrever mulheres e homens entre 18 e 50 anos de idade, saudáveis e não infectados pelo HIV que residem na cidade de São Paulo ou na região metropolitana. Mulheres grávidas e amamentando não podem participar. Os homens devem ser circuncidados.
Os voluntários irão passar por avaliação médica, coleta de amostras de sangue e urina e responderão a questionários sobre práticas de exposição ao vírus.
Este é o sexto estudo de vacina preventiva contra a Aids conduzido pela Unidade de Pesquisa de Vacinas Anti-HIV do CRT-DST/Aids para a rede internacional de pesquisa de vacinas HIV Vaccine Trials Network, sediada nos EUA e composta por instituições líderes em pesquisa em 27 cidades de quatro continentes.
"É importante ressaltar que o HIV não está presente nas vacinas que serão testadas. Elas usam componente sintético, que não apresenta o menor risco de infecção pelo vírus da Aids", afirma o médico Artur Kalichman, coordenador do CRT-DST/Aids e responsável pela Unidade de Pesquisa de Vacinas.
Para se inscrever basta procurar a Unidade de Pesquisa de Vacinas Anti-HIV, pelo telefone (011) 5087-9915, e-mail vacinas@crt.saude.sp.gov.br ou ir pessoalmente ao Centro de Referência, que fica na rua Santa Cruz, 81, na Vila Mariana, zona sul de São Paulo.

Fonte: Notícas Google

18 de fevereiro de 2011

Governo lança centros de referencia em crack

Notícias
Sex, 18 de fevereiro de 2010


O governo deu o pontapé inicial, como ele próprio definiu, para a criação de 49 Centros Regionais de Referência (CRR) em crack e outras drogas. Os centros funcionarão em universidades federais e estaduais e oferecerão quatro cursos: aperfeiçoamento em crack e outras drogas para médicos atuantes no Programa de Saúde da Família; atualização em atenção integral aos usuários de crack para profissionais de hospitais em geral, atualização sobre intervenção breve e aconselhamento motivacional em crack para agentes comunitários e atualização em gerenciamento de casos e reinserção social de usuários de drogas. A intenção é formar 14 mil profissionais.
A criação dos centros está prevista no Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas, lançado no ano passado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pouco antes de Dilma Rousseff deixar a Casa Civil para se candidatar à presidência e defender, em seu programa de governo, o combate ao crack e tratamento de usuários.
"Meu governo vai dar um combate sistemático à questão do crack. Eu também tenho um compromisso com o povo do meu país de levar essa luta sem quartel ao crack", afirmou Dilma, ressaltando que as características da juventude brasileira permitem a propagação da droga muito facilmente.
Minas Gerais terá um Comitê Coordenador da Agenda Intersetorial de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas. O decreto criando a estrutura, que terá representantes de secretarias de Estado e da sociedade, foi publicado ontem no Diário Oficial. Os órgãos da administração estadual têm 90 dias para encaminhar propostas. Em visita a Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, o governador Antonio Augusto Anastasia (PSDB) anunciou que todos os órgãos e entidades do estado responsáveis por programas sociais terão que contribuir obrigatoriamente com ações educativas e preventivas. Também para o combate às drogas, todos deverão destinar até 1% dos recursos de seus orçamentos para elaboração e execução de projetos neste sentido.

Fonte: Cofen

Bahia recebe mais 34 ambulâncias do Samu, Farmácia Popular e Unasus

Notícias
Sex, 18 de fevereiro de 2011


O governador Jaques Wagner e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, entregaram, no início da manhã desta sexta-feira (18), na Reitoria da Universidade Federal da Bahia (Ufba), mais 34 ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192). Juntamente com o secretário de Saúde da Bahia, Jorge Solla, eles fizeram a entrega simbólica de dois veículos aos prefeitos das cidades de Piritiba, Carlos Alberto Silva, e de Vitória da Conquista, Guilherme Menezes.
Logo após a entrega das ambulâncias, foi realizado o Encontro de Sensibilização de Gestores Municipais para o Controle da Dengue. Ainda na Reitoria, as autoridades apresentaram a campanha deste ano de combate à dengue. Logo em seguida, ocorreu a inauguração da Farmácia Popular, que vai funcionar também como farmácia-escola da Ufba, localizada na Rua João das Botas (Canela), próxima à Reitoria. Encerrando as atividades, foi inaugurada a sede da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (Unasus-Ba), na Rua Cardeal da Silva, Nº 1339, Federação.
Samu
Das 34 ambulâncias, cinco são de suporte avançado, 11 de suporte básico e 18 para reposição da frota. O Ministério da Saúde investiu R$ 4,6 milhões nesta aquisição, cabendo ao Governo do Estado o custeio da frota. Os veículos vão para 22 municípios e possibilitarão a implantação do Samu Regional de Jacobina, beneficiando uma população estimada em 2,6 milhões de habitantes. Os municípios beneficiados são: Feira de Santana, Eunápolis, Camaçari, Ilhéus, Itabuna, Juazeiro, Vitória da Conquista, Itagimirim, Itabela, Catu, Jequié, Alagoinhas, Belo Campo, Cruz das Almas, Jacobina, Caldeirão Grande, Capim Grosso, Mairi, Morro do Chepéu, Ourolândia, Piritiba e Várzea do Poço.
Durante o evento, o ministro da Saúde assinou portarias que habilitam os municípios de Itanhém, Mucuri e Nova Viçosa a receberem a quantidade referente às unidades de suporte básico, bem como o munícipio de Ibotirama referente às unidades de suporte avançado e básico do Samu-192, totalizando R$ 930 mil anuais.
Dengue
O Encontro de Sensibilização reuniu prefeitos, secretários municipais e representantes dos conselhos municipais de Saúde dos 198 municípios com maior risco de epidemia de dengue neste ano. O objetivo é reverter este quadro e não deixar que a redução no número de casos registrados no começo de 2011 enfraqueça as medidas de prevenção. Neste ano, até a semana epidemiológica realizada em 5 de fevereiro, foram notificados 3.569 casos de dengue na Bahia. No mesmo período de 2010, foram contabilizados 4.332 casos, o que representa uma redução de 17,6%. Até o momento, 191 municípios notificaram a doença através do Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica, dentre eles destacam-se Barreiras, Irecê, São Gabriel, Salvador, Feira de Santana, Jussara, Gentil de Ouro, Ipibepa, Cristópolis, Marcionílio Souza, Porto Seguro e Ilhéus, por concentrarem 59,6% das notificações.
Jorge Solla disse que, até o momento, a participação da sociedade no combate à dengue é o melhor mecanismo para evitar a doença. "Não temos vacina e a ferramenta mais eficaz, até agora, é a mobilização social". Segundo Solla, nos últimos anos, a Secretaria Estadual de Saúde tem ampliado as parcerias com as prefeituras para aumentar a quantidade de agentes de endemias. "No ano passado fizemos a seleção de novos agentes em 80 municípios e distribuímos mais de 250 mil capas para proteger reservatórios de água". O secretário anunciou que, no mês de abril, a organização social Moscamed Brasil vai começar a realizar testes de campo para esterilizar os mosquitos para que eles não se reproduzam.
Unasus
A Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (Unasus-Ba), localizada na Rua Cardeal da Silva, no bairro da Federação, em Salvador, foi inaugurada no final da manhã desta sexta-feira (18) com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, do secretário de Saúde da Bahia, Jorge Solla, e da secretária da Casa Civil, Eva Chiavon. Com investimento no valor global de R$ 18 milhões, a Unasus-Ba vai realizar ações de habilitação profissional de servidores, formação, atualização, aperfeiçoamento e especialização sejam articuladas, relacionadas ou previstas no PCCS (Planos de Carreiras, Cargos e Salários).
A universidade vai possibilitar o desenvolvimento e integração das ações e atividades dentro da política governamental para a área, beneficiando trabalhadores, gestores, conselheiros de saúde e outros profissionais envolvidos em atividades educativas que venham fortalecer e apoiar a implementação do SUS na Bahia.
O programa atenderá a todo o estado, envolvendo uma articulação da Secretaria Estadual de Saúde, através da Superintendência de Recursos Humanos, via Escola Estadual de Saúde Pública (EESP) e Escola de Formação Técnica (EFTS), com o Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), como representante dos municípios, instituições de ensino que aderirem ao programa e o setor de educação no âmbito estadual.

Fonte: Sesab

Técnicos do MS discutem dengue com secretários da saúde do Estado e de Salvador

Notícias
Sex, 18 de fevereiro de 2011


Técnicos do Ministério da Saúde (MS) se reuniram com os secretários da Saúde do Estado, Jorge Solla, e de Salvador, Gilberto José, e com técnicos das duas secretarias, nesta quinta-feira (17). A reunião teve como pauta os planos de contingência contra à dengue no estado e no município. Os técnicos do MS destacaram que, a partir da análise dos planos, o MS poderá dar um maior apoio às ações de combate à doença no estado. Os profissionais do MS apontaram os pontos positivos e onde as secretarias precisam ter mais atenção para a diminuição dos casos de dengue.
Algumas das questões positivas destacadas pelos técnicos do MS foram a organização das vigilâncias epidemiológicas e a qualificação dos profissionais no atendimento aos pacientes com dengue. Um dos pontos que precisa ter avanço, segundo os técnicos, é a conformação da rede de Atenção Básica de Salvador. Os profissionais do MS pontuaram que ações como essas visam alertar os gestores para preparem a rede de atenção em caso de um surto.

Fonte: Sesab

16 de fevereiro de 2011

Ministro da Saúde inaugura primeira UPA 24h no DF

Notícias
Qua, 16 de fevereiro de 2011



Unidade de Pronto Atendimento de Samambaia desafoga demanda hospitalar da região. Ministério da Saúde investiu R$ 2,6 milhões na construção da UPA.
O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, inaugurou nesta terça-feira (15) junto ao governador Agnelo Queiroz, a primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) do Distrito Federal. A unidade localizada na cidade satélite de Samambaia amplia a assistência em saúde e reforça a rede de urgências e emergências na região, diminuindo a demanda na porta do Hospital Regional de Samambaia. O Ministério da Saúde investiu R$ 2,6 milhões na construção da UPA e ainda irá repassar R$ 250 mil mensais - R$3 milhões por ano - para a manutenção da unidade.
“Sabemos que a maior parte dos problemas podem ser resolvidos nas Unidades Básicas de Saúde e nas Unidades de Pronto Atendimento. E a melhor forma de acabar com as filas nos pronto-socorros é organizar o sistema de saúde, com a implantação de UPAs e ampliação da Atenção Básica”, disse Alexandre Padilha. O ministro da Saúde quer trazer inovação ao tratamento dado às pessoas da região e pretende implantar, na UPA de Samambaia, o projeto-piloto com um ponto de Telessaúde. Esse projeto, que atualmente funciona em UBS de nove Estados brasileiros para apoio às Equipes de Saúde da Família, proporciona a conexão do médico à outros profissionais, via internet, facilitando o diagnóstico através de uma segunda opinião.atendimento à distância.
DISTRITO FEDERAL - A UPA de Samambaia é a 104ª unidade a ser inaugurada no país. Classificada como de porte III, ela tem capacidade de atendimento de até 450 pacientes durante o período de 24 horas, com uma cobertura de até 300 mil habitantes. Esta será a primeira unidade a ser inaugurada no Distrito Federal, que conta com outras sete UPA’s habilitadas – com projeto aprovado e orçamento assegurado para a construção. Quando entrarem em funcionamento, as oito unidades do DF terão recebido R$ 20,8 milhões em investimento – todas classificadas como de porte III.
Além de ampliar a assistência, o objetivo das UPA’s também é o de diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais, evitando que casos de menor complexidade sejam encaminhados para as unidades hospitalares. Quando uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU/192) é enviada para o atendimento, os profissionais de saúde já têm a UPA como referência. No Distrito Federal, a cobertura do SAMU/192 é de 100%.
ATENDIMENTO INTEGRADO – Os programas UPA 24h e SAMU/192 são serviços integrados que cumprem papel fundamental nos atendimentos de urgência e emergência. As UPA’s inovam ao oferecer estrutura simplificada - com Raio X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação - para atendimentos em até 24h. Esse modelo começou a ser implantado nacionalmente em 2009. O governo federal destinou R$ 898,8 milhões para as obras das 462 unidades autorizadas em todo o país.
As UPAs de Porte III apresentam estruturas de até 20 leitos e capacidade para atender até 450 pessoas por dia. As do tipo II, com até 12 leitos, recebem até 300 pessoas diariamente, enquanto a do tipo I, com oito leitos, possui potencial para atender até 150 pacientes por dia.
O valor repassado pelo Ministério da Saúde para construção e compra de equipamentos varia conforme o porte da UPA. Para tipo III, são repassados R$ 2,6 milhões; para tipo II, R$ 2 milhões e para tipo I, R$ 1,4 milhões. O governo federal compromete-se ainda com o repasse de recursos para a manutenção das atividades, após a inauguração do serviço. Os valores anuais de custeio variam de R$ 3 milhões e R$ 1,2 milhão ao ano por unidade, conforme o porte.

Fonte: Cofen

HRSAJ faz campanha de prevenção para o carnaval

Notícias
Qua, 16 de fevereiro de 2011


Com o lema "Neste carnaval não esqueça dos seus dois grandes aliados: camisinha e cinto de segurança", o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ) já está planejando a campanha para o Carnaval 2011. A ação tem por objetivo alertar à população para o número de acidentes que ocorrem com passageiros e motoristas que não usam o cinto de segurança e, além disso, fazem uso de bebida alcoólica. A campanha também alerta para a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis, principalmente no período carnavalesco.
O diretor clínico do HRSAJ, Jorge Lima, sinalizou para o perigo de se dirigir após a ingestão de bebida alcoólica. "Volante e bebida não combinam", alertou o diretor. Jorge Lima assegura que o hospital já está preparado para atender possíveis acidentados, mas que torce para que não haja vítimas. "Queremos que os foliões se divirtam com consciência seja na capital ou no interior, mas caso ocorra algum imprevisto estamos prontos para continuar atendendo bem".
Paralelo à campanha de prevenção de acidentes e doenças sexualmente transmissíveis, o HRSAJ promove a Campanha de Doação de Sangue. As pessoas receberão panfletos com conteúdo informativo sobre a importância da doação voluntária de sangue. "Queremos mostrar e sensibilizar a população sobre o ato de doar sangue. É uma ação de cidadania que tem como principal objetivo salvar vidas", disse a diretor do HRSAJ, Jorge Lima.

Fonte: Sesab

Ministro cumpre extensa programação em Salvador

Notícias
Qua, 16 de fevereiro de 2011


O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, estará em Salvador nesta sexta-feira (18), oportunidade em que participa de extensa programação organizada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). Às 8h30, no estacionamento da Reitoria, juntamente com o governador Jaques Wagner e o secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, ele faz a entrega de 34 ambulâncias, destinadas ao SAMU-192, beneficiando mais de 14 municípios baianos.
Logo depois (9h), no Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA), o ministro apresenta a campanha publicitária de combate à dengue e participa do Encontro de Sensibilização de prefeitos e secretários municipais de Saúde e representantes dos conselhos estadual e municipal de Saúde dos 198 municípios com maior risco de epidemia de dengue.
 Às 11h, será inaugurada a Farmácia Popular da UFBA, localizada na Rua João das Botas (Canela), próxima à Reitoria. Em seguida, a comitiva se dirige ao bairro da Federação, precisamente à Rua Cardeal da Silva, No 1339, onde inaugura a sede da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (Unasus-Ba).
Novas ambulâncias
Com o objetivo de ampliar e regionalizar a rede de Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-192) serão entregues 34 ambulâncias, sendo cinco de Suporte Avançado, 11 de Suporte Básico e 18 ambulâncias para reposição da frota. O Ministério da Saúde investiu R$ 4,6 milhões na aquisição dessas ambulâncias, cabe ao governo do estado o custeio da frota. Os veículos vão para 22 municípios e beneficiarão uma população estimada em 2,6 milhões de habitantes. Os municípios beneficiados são: Feira de Santana, Eunápolis, Camaçari, Ilhéus, Itabuna, Juazeiro, Vitória da Conquista, Itagimirim, Itabela, Catu, Jequié, Alagoinhas, Belo Campo e Cruz das Almas. Além disso, as unidades restantes irão possibilitar a implantação do SAMU Regional de Jacobina.
Controle da dengue
Na Bahia, 198 municípios correm risco de ter uma epidemia de dengue este ano. Desses, 92 tem risco muito alto e 106 tem risco alto para a doença. Para tentar reverter este quadro, a Sesab, através da Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa), promove nesta sexta-feira, o Encontro de Sensibilização de Gestores Municipais para o Controle da Dengue, que vai reunir os gestores municipais de 198 municípios do estado.
Este ano, até o dia 22 de janeiro, foram registrados 1.608 casos de dengue na Bahia. No mesmo período de 2010, esse número chegou 2.341 casos, correspondendo a uma redução de 31,3%. De acordo com a coordenadora do Comitê Estadual de Controle da Dengue, Jesuína Castro, a redução no número de casos não deve servir para que os gestores municipais relaxem nas medidas de prevenção.
Farmácia Popular
De acordo com o diretor da Assistência Farmacêutica da Sesab, Lindenberg Costa, o funcionamento pleno da Farmácia Escola é uma reivindicação de décadas dos estudantes do curso de Farmácia da UFBA e um anseio dos professores e gestores. “Com a parceria Farmácia da UFBA e Farmácia Popular do Brasil, os futuros farmacêuticos terão oportunidade de estágio com melhor qualidade, visualizando, na prática, um modelo correto de farmácia, como um estabelecimento de saúde e não somente como um estabelecimento comercial”, explicou o diretor,
O Programa Farmácia Popular do Brasil, instituído em maio de 2004, tem como objetivo primordial a ampliação do acesso da população aos medicamentos básicos e essenciais, diminuindo custos e, consequentemente, o impacto sobre o orçamento familiar. Na Bahia já são 61 farmácias instaladas e em pleno funcionamento. Além disso, 162 farmácias estão credenciadas para a comercialização desses medicamentos com custo mais acessível.
Unasus
Com um investimento no valor global de R$ 18 milhões, a Unasus-Ba vai funcionar em prédio construído na Avenida Cardeal da Silva e será um importante dispositivo para a valorização da força de trabalho da Sesab, na medida em que poderá impactar na carreira dos servidores, garantindo que as ações de habilitação profissional, formação, atualização, aperfeiçoamento e especialização sejam articuladas, relacionadas ou previstas no PCCS (Planos de Carreiras, Cargos e Salários).
O Programa Unasus-Ba é uma estratégia político pedagógica de integração educação-trabalho e desenvolvimento institucional, capaz de potencializar a implementação da política estadual de Gestão do Trabalho e Educação Permanente em Saúde. A Unasus vai possibilitar o desenvolvimento e integração das ações e atividades dentro da política governamental para a área, beneficiando trabalhadores, gestores, conselheiros de saúde e outros profissionais envolvidos em atividades educativas que venham fortalecer e apoiar a implementação do SUS no estado.
O programa atenderá a todo o estado, envolvendo uma articulação da Sesab, através da Superintendência de Recursos Humanos, via Escola Estadual de Saúde Pública (EESP) e Escola de Formação Técnica (EFTS), com o Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), como representante dos municípios, instituições de ensino que aderirem ao programa e o setor de educação no âmbito estadual.

Fonte: Sesab

Anvisa alerta para lotes suspensos de medicamentos

Notícias
Qua, 16 de fevereiro de 2011


Por apresentar desvio de qualidade, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou como medida de interesse sanitário, a suspensão da distribuição, comércio e uso, em todo o território nacional, dos lotes 3BC78 (fabricado em 04/2009 e válido até 04/2011); 3BC79 (fabricado em 04/2009 e válido até 04/2011); 3BE69 (fabricado em 07/2009 e válido até 07/2011); 3BE70 (fabricado em 07/2009 e válido até 07/2011); 3BE71 (fabricado em 07/2009 e válido até 07/2011) e 3BE97 (fabricado em 07/2009 e válido até 07/2011) do medicamento NOREGYNA (Enantato de Noretisterona 50 mg + Valerato de Estradiol 5 mg) Injetável, fabricado pela empresa Cifarma Científica Farmacêutica Ltda., de Goiânia (GO).

Fonte: Sesab