16 de fevereiro de 2011

Ministro cumpre extensa programação em Salvador

Notícias
Qua, 16 de fevereiro de 2011


O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, estará em Salvador nesta sexta-feira (18), oportunidade em que participa de extensa programação organizada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). Às 8h30, no estacionamento da Reitoria, juntamente com o governador Jaques Wagner e o secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, ele faz a entrega de 34 ambulâncias, destinadas ao SAMU-192, beneficiando mais de 14 municípios baianos.
Logo depois (9h), no Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA), o ministro apresenta a campanha publicitária de combate à dengue e participa do Encontro de Sensibilização de prefeitos e secretários municipais de Saúde e representantes dos conselhos estadual e municipal de Saúde dos 198 municípios com maior risco de epidemia de dengue.
 Às 11h, será inaugurada a Farmácia Popular da UFBA, localizada na Rua João das Botas (Canela), próxima à Reitoria. Em seguida, a comitiva se dirige ao bairro da Federação, precisamente à Rua Cardeal da Silva, No 1339, onde inaugura a sede da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (Unasus-Ba).
Novas ambulâncias
Com o objetivo de ampliar e regionalizar a rede de Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-192) serão entregues 34 ambulâncias, sendo cinco de Suporte Avançado, 11 de Suporte Básico e 18 ambulâncias para reposição da frota. O Ministério da Saúde investiu R$ 4,6 milhões na aquisição dessas ambulâncias, cabe ao governo do estado o custeio da frota. Os veículos vão para 22 municípios e beneficiarão uma população estimada em 2,6 milhões de habitantes. Os municípios beneficiados são: Feira de Santana, Eunápolis, Camaçari, Ilhéus, Itabuna, Juazeiro, Vitória da Conquista, Itagimirim, Itabela, Catu, Jequié, Alagoinhas, Belo Campo e Cruz das Almas. Além disso, as unidades restantes irão possibilitar a implantação do SAMU Regional de Jacobina.
Controle da dengue
Na Bahia, 198 municípios correm risco de ter uma epidemia de dengue este ano. Desses, 92 tem risco muito alto e 106 tem risco alto para a doença. Para tentar reverter este quadro, a Sesab, através da Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa), promove nesta sexta-feira, o Encontro de Sensibilização de Gestores Municipais para o Controle da Dengue, que vai reunir os gestores municipais de 198 municípios do estado.
Este ano, até o dia 22 de janeiro, foram registrados 1.608 casos de dengue na Bahia. No mesmo período de 2010, esse número chegou 2.341 casos, correspondendo a uma redução de 31,3%. De acordo com a coordenadora do Comitê Estadual de Controle da Dengue, Jesuína Castro, a redução no número de casos não deve servir para que os gestores municipais relaxem nas medidas de prevenção.
Farmácia Popular
De acordo com o diretor da Assistência Farmacêutica da Sesab, Lindenberg Costa, o funcionamento pleno da Farmácia Escola é uma reivindicação de décadas dos estudantes do curso de Farmácia da UFBA e um anseio dos professores e gestores. “Com a parceria Farmácia da UFBA e Farmácia Popular do Brasil, os futuros farmacêuticos terão oportunidade de estágio com melhor qualidade, visualizando, na prática, um modelo correto de farmácia, como um estabelecimento de saúde e não somente como um estabelecimento comercial”, explicou o diretor,
O Programa Farmácia Popular do Brasil, instituído em maio de 2004, tem como objetivo primordial a ampliação do acesso da população aos medicamentos básicos e essenciais, diminuindo custos e, consequentemente, o impacto sobre o orçamento familiar. Na Bahia já são 61 farmácias instaladas e em pleno funcionamento. Além disso, 162 farmácias estão credenciadas para a comercialização desses medicamentos com custo mais acessível.
Unasus
Com um investimento no valor global de R$ 18 milhões, a Unasus-Ba vai funcionar em prédio construído na Avenida Cardeal da Silva e será um importante dispositivo para a valorização da força de trabalho da Sesab, na medida em que poderá impactar na carreira dos servidores, garantindo que as ações de habilitação profissional, formação, atualização, aperfeiçoamento e especialização sejam articuladas, relacionadas ou previstas no PCCS (Planos de Carreiras, Cargos e Salários).
O Programa Unasus-Ba é uma estratégia político pedagógica de integração educação-trabalho e desenvolvimento institucional, capaz de potencializar a implementação da política estadual de Gestão do Trabalho e Educação Permanente em Saúde. A Unasus vai possibilitar o desenvolvimento e integração das ações e atividades dentro da política governamental para a área, beneficiando trabalhadores, gestores, conselheiros de saúde e outros profissionais envolvidos em atividades educativas que venham fortalecer e apoiar a implementação do SUS no estado.
O programa atenderá a todo o estado, envolvendo uma articulação da Sesab, através da Superintendência de Recursos Humanos, via Escola Estadual de Saúde Pública (EESP) e Escola de Formação Técnica (EFTS), com o Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), como representante dos municípios, instituições de ensino que aderirem ao programa e o setor de educação no âmbito estadual.

Fonte: Sesab

Nenhum comentário:

Postar um comentário