Ter, 15 de março de 2011
A rede municipal de saúde de Londrina não precisará colher sorologia dos pacientes que apresentarem sintomas de dengue, a partir desta quarta-feira (16). Segundo uma norma técnica do Ministério da Saúde, por meio dos critérios clínico e epidemiológico, o caso será confirmado ou não.
Segundo a gerente de epidemiologia da secretaria municipal de Saúde, Sandra Caldeira, essa é uma medida de praxe, adotada pelo Ministério da Saúde quando há uma epidemia instalada de dengue em qualquer cidade do Brasil. Em Londrina, na última quarta-feira (9), os números confirmaram a situação epidêmica, quando há mais de 300 casos para cada 100 mil habitantes.
O objetivo é constatar com mais rapidez a doença e permitir um maior fluxo de informações sobre os casos de dengue em Londrina. Com a medida, espera-se poder agir mais rapidamente diante de altas taxas de infestação do mosquito Aedes aegypti.
A notificação oficial da adoção da medida deve chegar à secretaria nesta quarta-feira (16). "Serão realizadas reuniões com os profissionais da saúde, explicando como funcionará a constatação e notificação. Os pacientes serão avaliados clinicamente, ou seja, se possuem sintomas como febre e dor no corpo, principalmente no fundo dos olhos e articulação Além disso, haverá a averiguação epidemiológica, sobre o local onde o paciente reside e a taxa de infestação de dengue na região", explica Sandra.
Os casos de dengue serão encerrados pela Vigilância Epidemiológica que dará o parecer final sobre a doença, com base nos critérios acima descritos. Em algumas situações – casos graves, pessoas acima de 60 anos ou menores de 15 e óbitos suspeitos – a sorologia ainda será coletada, para que haja o controle desses casos especificamente.
Nesta segunda-feira (14), a Secretaria Estadual de Saúde divulgou novas estatísticas dos casos de dengue em Londrina. A cidade ocupa o primeiro lugar com mais casos confirmados no Paraná – 1.648. Também tem o maior número de notificações, com 6.630.
Fonte: O diário

Nenhum comentário:
Postar um comentário