2 de março de 2011

Gel vaginal pode prevenir contra VIH

Notícias
Qua, 02 de março de 2011


Os resultados de um estudo clínico norte-americano sugerem a utilização de um gel microbicida com anti-retroviral Tenofovir, eficaz para impedir a infecção vaginal pelo vírus da sida e para proteger os tecidos rectais.
Os investigadores sublinham que os resultados, obtidos com base em biópsias de tecidos do recto dos participantes, mostram pela primeira vez que o gel composto pelo microbicida poderá ajudar a reduzir o risco de infecção através do VIH.
"Ficámos muito encorajados com estes resultados que indicam que a aplicação do gel com Tenofovir no recto poderá igualmente ser uma abordagem com potencial para a prevenção de uma infecção com o VIH", disse Peter Anton, professor de Medicina na Universidade da Califórnia, em Los Angeles, que desenvolveu este estudo em parceria com Ian McGowan, da Universidade de Pittsburgh, na Pensilvânia.
Para a realização do estudo foram recrutados 18 indivíduos seronegativos de ambos os sexos que utilizaram o gel todos os dias durante uma semana. No primeiro dia, metade dos participantes tomou um comprimido de Tenofovir enquanto a outra metade fez uma aplicação de gel com Tenofovir. Nos seis dias seguintes, metade do grupo continuou a aplicar o gel e a outra metade utilizou um gel placebo. Os investigadores constataram em laboratório que os indivíduos tratados com o gel composto pelo microbicida durante uma semana demonstravam efeitos anti-retrovirais "estatisticamente significativos". A utilização do comprimido não obteve qualquer efeito de prevenção.
Da amostra utilizada no estudo, apenas 25% obteve uma opinião positiva sobre a aplicação do gel. Ainda assim, 75% do grupo afirmou considerar a sua utilização no futuro.
Os resultados preliminares foram apresentados esta segunda-feira na 18ª conferência sobre retrovirus e infecções oportunistas, em Boston.

Fonte: Google Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário