1 de março de 2011

Ministério da Saúde e Conselho Nacional promovem videoconferência para mobilização contra dengue

Notícias
Ter, 01 de março de 2011



Reforçar a importância do controle social no combate ao Aedes aegypti e discutir o papel de atores sociais nesse processo. É com este propósito que o Ministério da Saúde (MS) e o Conselho Nacional de Saúde (CNS) realizarão, na próxima quinta-feira (3), uma videoconferência reunindo conselheiros de saúde, lideranças comunitárias e sociedade civil organizada. A atividade será transmitida de Brasília, da sala de reuniões do CNS, a partir das 10 horas.
Já foram confirmados como debatedores o ministro da Saúde e presidente do Conselho, Alexandre Padilha, o secretário de Gestão Estratégica e Participativa do MS, Odorico Monteiro; Jarbas Barbosa, secretário de Vigilância em Saúde; Helvécio Magalhães, secretário de Atenção à Saúde; Giovanini Coelho, coordenador do Programa Nacional de Controle da Dengue, e as conselheiras Maria do Socorro de Souza e Laudeci Vieira dos Santos, representando o CNS.
De acordo com o secretário Odorico Monteiro, a ideia é mobilizar atores sociais para um trabalho permanente de acompanhamento das ações de combate à dengue realizadas em suas comunidades. “Não queremos que seja uma ação pontual, mas sim uma tarefa de rotina e integrada. Os conselhos de saúde são espaços estratégicos para garantir uma ação articulada entre entes federativos e cidadãos participantes e comprometidos com a política de saúde de sua cidade”, pontuou.
Nas últimas semanas a Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP) e o CNS concentraram esforços para mobilizar os conselhos de saúde estaduais e municipais a participarem da videoconferência. Todos foram acionados via e-mail e contato telefônico e já se articularam para viabilizar espaços para a atividade. No entanto, cada conselheiro poderá também acompanhar as discussões individualmente, por meio da transmissão em tempo real no site do Conselho Nacional de Saúde (
www.conselho.saude.gov).

Fonte: Sesab

Nenhum comentário:

Postar um comentário