17 de março de 2011

Saúde masculina é tema de palestra na OSID

Notícias
Qui, 17 de março de 2011


Ainda por razões meramente culturais, os homens continuam oferecendo resistência na hora de tratar os problemas de saúde de forma preventiva. Estudos comprovam que a população masculina geralmente procura tratamento com a enfermidade já detectada e em estágio de evolução. O assunto em questão está entre os tópicos que irão pautar, nesta sexta-feira (18), a palestra "Saúde Masculina". O encontro, que começa às 10h, no CATA, trará entre suas abordagens as principais doenças que atingem os homens - a exemplo do câncer de próstata -, as formas de tratamento e a importância da prevenção.
A palestra será ministrada pela técnica de referência da Saúde do Homem, da Secretaria Estadual da Saúde, Simone Coelho Evangelista. De acordo com informações do Ministério da Saúde, no Brasil, na faixa etária de 18 a 50 anos, morrem três vezes mais homens que mulheres. De forma geral, a população do sexo masculino vive, em média, 7,6 anos a menos que a feminina.
Indicadores mostram ainda que os homens têm hábitos de vida menos saudáveis e estão mais suscetíveis a fatores de risco para doenças crônicas. Na população brasileira, por exemplo, 15% das pessoas fumam. Entre elas, 19% são adultas do sexo masculino, enquanto 12% são do sexo feminino. Pesquisas também revelam que 18% dos homens não praticam nenhuma atividade física, contra 9% das mulheres. A alimentação deles também é pior, já que 43% comem carne com excesso de gordura, contra 24% das mulheres.

Fonte: Sesab

Nenhum comentário:

Postar um comentário