2 de março de 2011

Sesab no Carnaval 2011

Notícias
Qua, 02 de março de 2011


A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) terá um esquema especial para os dias de carnaval, visando oferecer todo o atendimento necessário aos foliões no período momesco. As unidades de atendimento terão reforço de profissionais, materiais e insumos. Este ano, o investimento da Sesab com as ações, que serão relacionadas durante o carnaval, ficará em torno de R$ 3,1 milhões.

Atendimento Hospitalar

Serão criados plantões extras para profissionais de saúde, que atuarão nos hospitais e unidades de emergência (Hospital Geral do Estado, Hospital Geral Roberto Santos, Hospital Geral Ernesto Simões Filho, Hospital João Batista Caribé, Hospital Menandro de Faria e Hospital São Jorge, além das unidades de emergência do Curuzu, São Caetano, Cajazeiras VIII, Plataforma e Pirajá, Ciave, Hemoba, Lacen, Sede da Sesab no CAB.

Vigilância Sanitária

Neste carnaval, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) estará em regime de plantão no período de 4 a 8 de março, no Laboratório Central (Lacen). Este trabalho visa identificar situações e fatores de risco, além de garantir ações de vigilância e controle de agravos importantes para a saúde pública. A área de vigilância, durante o período carnavalesco, terá a coordenação de Juarez Dias, do Cevesp – Coordenação Estadual das Emergências em Saúde Pública. A Divep dará apoio às diretorias regionais de Saúde (Dires), manterá contato diário com os hospitais e, em caso necessário, desencadeará ações para a investigação e detecção de possíveis surtos.

DST/Aids

Em parceria com o Ministério da Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a coordenação do programa de DST/Aids da Sesab, realizará o teste rápido para a detecção precoce do HIV em dois postos: no Instituto Social da Bahia (Isba), em Ondina e no antigo colégio Apoio, na Vitória. Nestes locais, os técnicos passarão orientações sobre o teste rápido. Após estas orientações, as pessoas que quiserem poderão fazer a testagem, recebendo apoio e orientação psicológica antes e depois do resultado, que será mantido em sigilo. Caso seja detectado o HIV, a pessoa será orientada e encaminhada para acompanhamento médico especializado.
Além da testagem rápida, a coordenação também fará a distribuição de preservativos com orientação à população sobre as formas de contagio e como se prevenir da contaminação do HIV e das outras DST's, em um posto fixo, no Chame-Chame, próximo à paróquia de Santa Terezinha (junto ao centro comercial Vitória Center). Um total de 200 profissionais de saúde farão a distribuição de preservativos no circuito da folia.  

Informação das Ocorrências

O Sistema de Ocorrências Médicas para o carnaval 2011, montado pela Diretoria de Modernização Administrativa (DMA), estará disponibilizando, em tempo real, todos os atendimentos efetuados nas unidades de saúde envolvidas no atendimento aos foliões. Os dados poderão ser acessados na internet, por qualquer pessoa, no endereço www.saude.ba.gov.br. As informações do Banco de Dados estarão disponíveis a partir de quinta-feira (3/3), às 18h, até a quarta-feira de Cinzas (8/3), às 6h.
Atendimento em caso de intoxicação
Neste carnaval, os foliões contam ainda com o Ciave – Centro de Informações Antiveneno, localizado no térreo do Hospital Roberto Santos, que manterá o funcionamento em regime de plantão ininterrupto no carnaval. O centro realiza atendimento presencial aos pacientes intoxicados, especialmente por abuso de drogas, como álcool, cocaína, maconha, ecstasy, medicamentos e associações de drogas. Além disso, o Ciave dá orientação toxicológica aos hospitais públicos e privados; divulga medidas preventivas e primeiros socorros em casos de intoxicações; o Ciave disponibiliza plantão médico toxicológico 24 horas, com reforço de plantonistas. O Ciave atende pelo número 0800 284 4343.

Hemoba

Para tentar garantir o estoque de sangue necessário ao atendimento das demandas, durante os festejos de Momo, a Fundação Hemoba funcionará em regime de plantão, atendendo às solicitações das unidades públicas de saúde e recebendo os doadores. A unidade estará funcionará com a seguinte escala: quinta-feira (3/3) e sexta-feira(4/3) , das 7h às 19h; sábado (5/3), das 7h às 12h30; segunda-feira (7/3) e terça-feira (8/3), das 7h às 19h; quarta-feira de cinzas (9/3), das 12h30 às 19h. No domingo, a Hemoba estará fechada. A unidade atende pelo telefone 0800 071 0900, 3116 5600 e 3116 5664.

Assessoria de Comunicação

A partir de sexta-feira (4/3), três profissionais da área de comunicação estarão dando suporte às ações realizadas pela Sesab e prestando atendimento aos profissionais de imprensa. Além disso, diariamente, às 17h, a Assessoria de Comunicação disponibilizará um balanço com as ações e os atendimentos feitos pelas unidades da Sesab, em funcionamento especial no carnaval. O boletim estará publicado no portal da Sesab (www.saude.ba.gov.br). Os números telefônicos para contato com a Ascom são os seguintes: (71) 3115-4207, 3115-4341, 3371-4876.

Fonte: Sesab

Nenhum comentário:

Postar um comentário