Notícias
Qua, 09 de março de 2011
Durante os três primeiros dias de carnaval – sexta-feira, sábado e domingo - hospitais e unidades de emergência da rede da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) que funcionaram com reforço de efetivo, em apoio aos postos de saúde do município de Salvador, registraram um total de 121 atendimentos, uma redução de 11% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram contabilizados 136 atendimentos.
Hoje, da meia noite até 17 horas, foram feitos 36 atendimentos nas unidades da Sesab que estão prestando assistência aos casos de maior complexidade relacionados com a folia. O Hospital Geral do Estado (HGE) foi o que teve maior número de atendimentos (14), seguido do João Batista Caribé (seis) e Ernesto Simões Filho (seis). No hospital Menandro de Faria foram feitos dois atendimentos e no Eládio Lasserre, um. As demais ocorrências foram nas Unidades de Emergência do Curuzu (seis) e Cajazeitas VIII (uma). O maior número de atendimentos, a exemplo do que vem ocorrendo nos dias anteriores, foi decorrente de agressão física, seguida de ferimento acidental e intoxicação exógena. Estes atendimentos são referentes a ocorrências nos circuitos e bairros onde há programação oficial de carnaval.
Um total de 45 candidatos à doação de sangue compareceram na sede da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) no último sábado, dia 5, e foram captadas 31 bolsas de sangue. A Hemoba não funcionou ontem, domingo, e voltou a atender aos doadores voluntários hoje, das 7h30min às 18h30min, mesmo horário que será observado amanhã, terça-feira. Na quarta-feira de cinzas (9), o atendimento será das 12h30 às 19h30min. A unidade atende pelo telefone 0800 071 0900, 3116-5600 e 3116-5664.
No Centro de Informação Antiveneno (Ciave) não houve atendimentos relacionados com o carnaval hoje, até 17 horas. O centro disponibiliza plantão médico toxicológico de 24 horas, com reforço de plantonistas. Informações e orientações também podem ser obtidas através do 0800 284 4343.
DIA INTERNACIONAL DA MULHER
O Dia Internacional da Mulher, comemorado amanhã, 8 de março será lembrado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), Voluntárias Sociais e Tribunal de Justiça que lançam, às 17 horas, no Circuito Osmar, a campanha “Mulher é pra se cuidar”, contando também com o apoio de diversos órgãos públicos e instituições sociais da sociedade civil.
O secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, estará presente ao evento, que contará com a participação do Trio Samba de Moça Só, com as presenças de Juliana Ribeiro, Cacau do Pandeiro e Banda Samba das Moças. A entrada será livre e as camisas estarão sendo distribuídas no local. Dando continuidade a esse lançamento, às 20 horas, no Circuito Dodô, os participantes acompanharão o Trio A Mulherada.
A ação visa sensibilizar a sociedade com relação ao problema da violência contra as mulheres, visando a garantia dos seus direitos. De acordo com o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, só no último ano, 326.693 queixas foram registradas por mulheres agredidas em todo país.
Fique Sabendo
Hoje, nos dois postos onde está sendo disponibilizado o teste rápido para a detecção precoce do HIV, até 17 horas, foram atendidas 190 pessoas, sendo 120 no posto instalado na Vitória, no antigo Colégio Apoio, e as demais (70), no Instituto Baiano de Reabilitação (IBR), em Ondina. Do total de testes realizados, dois deram positivo, ambos em pessoas do sexo feminino. Durante todo o dia de ontem, domingo, foram realizados 247 testes – 111 no posto de Ondina e 136 no da Vitória -, com dois resultados positivos. Todas as pessoas que tiveram resultado positivo foram encaminhadas para atendimento na unidade de referência da rede Sesab. A coordenadora do Programa Estadual de DST/Aids, Maricélia Macedo, revela que a campanha Fique Sabendo, para realização do teste rápido, é uma atividade desenvolvida em parceria com o Ministério da Saúde e secretaria municipal de Saúde de Salvador.
Bloco da “Redução de Danos”
Com o slogan "No carnaval da Bahia, abuse... da alegria!", o Bloco da Redução de Danos, iniciativa dos serviços de referência no tratamento de pessoas em sofrimento decorrente do uso de álcool e outras drogas (Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas (Cetad), Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (Caps Ad Pernambués) e o Caps Ad III Gey Espinheira), com o apoio da Secretaria da Saúde do Estado do Estado, através da área técnica de Saúde Mental, abriu o carnaval da Barra na quarta-feira, dia 2. A banda “Tambores e Cores” animou o bloco, levando informações e orientações de cuidados com a saúde e prevenção ao uso e abuso de álcool e outras drogas aos foliões. Iniciar o carnaval de Salvador com mensagens de prevenção foi uma ação bem recebida pelos foliões, segundo os coordenadores da ação.
Na quinta-feira, dia 3, a equipe montou um ponto fixo para a troca de latas de cerveja usadas por água mineral, como forma de prevenção a intoxicação e embriaguez pelo uso abusivo do álcool. Os profissionais dos serviços de referência no tratamento às pessoas em sofrimento decorrente do uso de álcool e outras drogas, além de orientar os foliões na troca das latas pela água, proporcionaram ainda momentos de relaxamento, preservativos e material informativo sobre o tema. As pessoas abordadas elogiaram a iniciativa pioneira, ao tempo em que solicitavam que a intervenção acontecesse todos os dias da festa.
Turistas de outros paises e estados ficaram surpresos com a ação e muitos comentaram que irão sugerir o mesmo para as suas cidades. No local havia disponível material informativo em outros idiomas.
Foram arrecadadas centenas de latinhas de bebidas alcoólicas, que serão utilizadas para a criação de uma escultura, a partir do trabalho da artista plástica Elia Cardoso, que é terapeuta do CAPSad Pernambués. Juntamente com pacientes do serviço, a artista plástica realizará uma intervenção de cunho terapêutico, utilizando as latinhas como forma de alerta para os riscos do uso abusivo de álcool e outras drogas, bem como os riscos da interação desta com a direção e relações sexuais desprotegidas.
Fonte: Sesab

Nenhum comentário:
Postar um comentário