6 de abril de 2011

HGPV realiza sangria terapêutica

Notícias
Qua, 06 de abril de 2011


O Hospital Geral Prado Valadares (HGPV), em Jequié, passou a realizar a sangria terapêutica para atender aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), que antes precisavam se deslocar para outros municípios ou utilizar a rede privada para a realização do procedimento.
O diretor do hospital, Gilmar Vasconcelos, informa que este procedimento já foi oferecido pela Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) da rede Hemoba, que funciona em anexo ao HGPV, mas por conta de questões de segurança técnica, não mais foi oferecido nas UCTs. Sensível à necessidade dos usuários e cumprindo os princípios do SUS em parceria com a rede Hemoba, o HGPV passou a oferecer o procedimento de sangria terapêutica em regime hospitalar em qualquer dia que o paciente internado tiver indicação, e ambulatorial em dias determinados.
 
Sangria Terapêutica

A sangria terapêutica é um procedimento paliativo semelhante à doação de sangue, com a diferença de que o sangue é desprezado após a coleta. Esta terapia é indicada mais freqüentemente para pacientes portadores de hemocromatose, policitemia vera e poliglobulia (excesso de glóbulos vermelhos - ou hemácias), pacientes pós-transplante renal e portadores de doença cardíaca e pulmonar podem ter necessidade deste procedimento, além dos que possam necessitar da remoção de produto metabólico ou de depósito, tóxicos ao organismo.
Em cada sangria são coletados 500ml de sangue, volume este que, de acordo com a condição clínica do paciente, é reposto pelo volume equivalente de soro fisiológico. O número e o intervalo entre os procedimentos variam, visto que depende da doença de base, da condição clínica do paciente e da resposta ao tratamento.

Fonte: Sesab

Nenhum comentário:

Postar um comentário