28 de abril de 2011

Vacina contra a gripe é importante para todos

Notícias
Qui, 28 de abril de 2011



A ampliação do grupo que recebe anualmente a vacina contra a gripe é vista com bons olhos pela Sociedade Brasileira de Imunizações Regional Rio de Janeiro (SBIm-RJ). Neste ano, a Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe, do Ministério da Saúde, inclui, além dos idosos, indígenas, crianças maiores de 6 meses e menores de 2 anos, gestantes e profissionais da saúde. A vacinação vai prevenir contra as gripes “comum” e Influenza A, causada pelo vírus H1N1.
– Governo de nenhum país consegue oferecer a vacina gratuitamente para toda a população. Por essa razão, o Ministério da Saúde foca sua estratégia na prevenção da doença em pessoas com maior risco de desenvolver complicações que podem provocar internações e óbito, mas isso não significa que a vacina não seja importante para todos. Quem puder, deve se vacinar nas clínicas privadas –, ressaltou a presidente da SBIm-RJ, Isabella Ballalai.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que até 950 milhões de pessoas sejam afetadas pela gripe sazonal (comum) todos os anos. E mais: essa doença responde por 250 a 500 mil óbitos anuais. Estudos científicos mostram que a vacina consegue evitar de 70% a 95% dos casos da gripe.
– Especialistas concordam que nenhuma outra doença evitável por vacina é tão prejudicial anualmente, ou resulta em taxas tão elevadas de hospitalizações, óbitos e absenteísmo às escolas e ao trabalho, como a gripe –, destaca Isabella.
Dados da OMS mostram que cada dólar gasto com prevenção gera uma economia equivalente a 60 dólares que seriam utilizados em tratamento.
A presidente da SBIm-RJ explica que o vírus influenza (causador da gripe) é extremamente mutável, o que determina a necessidade da vacinação anual. O cruzamento de vários tipos de vírus, inclusive de origens animal e humana, é responsável pelo surgimento de pandemias.
– Por isso é importante imunizarmos o maior número possível de pessoas. Quanto mais ampla a cobertura vacinal, menor  a circulação do vírus entre a população –, completa a médica.
O Ministério da Saúde e as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde promovem, neste sábado, 30 de abril, o Dia de Mobilização Nacional de Vacinação contra a Gripe. Todos os 65 mil postos de vacinação do país deverão estar abertos, em horários a serem informados pelos Estados e municípios. O objetivo é reforçar a importância da vacinação para os públicos-alvo, que este ano foi ampliado.

Fonte: Correio do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário