6 de junho de 2011

Médico responsável pela única cura da aids diz que método não pode ser usado em larga escala

Notícias
Seg, 06 de junho de 2011



Em novembro de 2008, o oncologista Gero Hütter, da Clinica Charité de Berlim, conseguiu curar o americano Timothy Ray Brown, que sofria de aids e leucemia, através de um transplante de medula.
Hütter, de 43 anos, recebeu no ano passado o prêmio da AIDS Policy Project de São Francisco pela "primeira cura funcional da aids". Leia a seguir na íntegra a entrevista feita pela jornalista Graça Magalhães-Ruether:

O Globo: Como foi possível a cura do paciente?

GERO HÜTTER: Em 2006, fomos procurados por um americano que sofria de aids e leucemia. Nessa época, nós já sabíamos que de 1% a 3% dos europeus têm uma proteção natural contra a infecção com o vírus HIV (asiáticos e africanos não apresentam) porque têm uma mutação genética, provavelmente oriunda de uma epidemia viral ocorrida no continente há cerca de mil anos. Trata-se da mutação chamada delta 32. Na busca de um doador de medula para o nosso paciente, encontramos um que tinha a alteração genética. Fizemos o transplante. Ele foi também submetido a quimioterapia e radioterapia para destruir o maior número possível das suas células doentes. Meses depois do transplante, ele tinha ainda algumas células infectadas com o HIV. Depois de dois anos, constatamos que todas as células sanguíneas do paciente tinham sido substituídas pelas do doador. O paciente estava curado. Ainda hoje ele continua livre do vírus HIV.

O Globo: Por que o senhor não usou a mesma terapia com outros portadores do HIV?

HÜTTER: Um transplante de medula é uma operação de alto risco e só aconselhada quando o doente sofre também de leucemia e tem o diagnóstico de que morreria sem a cirurgia. Com base nisso, tentamos uma operação de transplante de células-tronco, mas sem o mesmo sucesso. É difícil encontrar um doador com o mesmo defeito genético. Em dois casos, conseguimos um doador, mas a operação não foi bem sucedida. Eu diria que o método não pode ser usado como uma terapia geral contra a aids, mas abre caminho para o desenvolvimento da terapia genética, como vem sendo pesquisada na Alemanha e nos Estados Unidos.

O Globo: Cientistas canadenses narraram também o caso de prostitutas africanas que têm contato com portadores do vírus mas não adoecem. Como o senhor explica?

HÜTTER: Trata-se de uma outra forma de proteção natural mas que não está relacionada com a mutação genética que abordei antes. O provável é que essas mulheres, do Quênia, tenham uma mistura de proteína antiviral que faz com que não adquiram a doença.

O Globo: Qual é a maior dificuldade de se ter uma terapia que efetivamente cure a doença?

HÜTTER: O grande problema da eliminação (total) do HIV são os reservatórios, partes do organismo onde o vírus é preservado e volta a se multiplicar depois de tentativas de terapia. Um passo importante para a terapia seria um meio de atacar esses reservatórios.

O Globo: Com o transplante não foi possível "esvaziar" também os reservatórios?

HÜTTER: Foi. O americano, que voltou para os Estados Unidos e vive hoje em São Francisco, teve o vírus eliminado também nos reservatórios. O problema é, como já disse, que não temos ainda um meio de usar o método em série. Desde que o caso foi divulgado, recebemos a procura de centenas de pessoas do mundo inteiro, que se ofereceram para participar da pesquisa. Nós continuamos com o nosso trabalho e oferecemos o exame de identificação do defeito genético protetor contra o vírus até de graça. É claro que espero um dia repetir com êxito a terapia.

Fonte: Agência Aids

Nenhum comentário:

Postar um comentário