5 de setembro de 2011

Balanço aponta queda nos casos de malária no Brasil

Notícias
Seg, 05 de setembro de 2011


Depois de pequena alta nos casos de malária em 2010, houve uma redução de 31% nos registros da doença no primeiro semestre deste ano se comparado ao mesmo período do ano passado, aponta balanço divulgado nesta segunda-feira pelo Ministério da Saúde.
O levantamento diz respeito a nove Estados na região da Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Rondônia, Roraima, Tocantins e Pará), que concentra 99% dos casos de malária do país.
De janeiro a junho, foram feitos 115.708 registros da doença na região.
Em 2010, foram 330 mil casos no total, uma alta de 8% em comparação com o ano anterior. O ano passado interrompeu o movimento de queda que vinha desde 2005, quando mais de 606 mil casos foram notificados.
O ministro Alexandre Padilha (Saúde) reforçou a importância da redução dos registros no primeiro semestre, que geralmente reflete a tendência do ano --de alta ou baixa. "É decisivo ganhar a batalha no primeiro semestre. É como se tivéssemos começado o 1º tempo com uma alta de 8%, e o 2º tempo com uma redução de 31%."
A meta do governo é chegar ao final do ano com até 300 mil casos.
Segundo Jarbas Barbosa, secretário de vigilância em saúde de ministério, a combinação de alguns fatores explicam a redução este ano, como a ampliação do atendimento nas primeiras 48 horas de manifestação da doença e o aumento da rede de diagnóstico no país.
Barbosa diz, porém, que não é possível comemorar até o fechamento dos dados em dezembro. Afirma ainda que é preciso manter a vigilância. "Qualquer descuido pode significar o recrudescimento. O próprio desenvolvimento da Amazônia faz com que as pessoas mudem de área, e isso pode impactar na malária."
Uma das estratégias contra a doença será a distribuição de 1,1 milhão de mosquiteiros impregnados com inseticidas. O custo unitário é de R$ 13, e eles devem ser distribuídos entre os 47 municípios mais vulneráveis à doença, todos na região da Amazônia Legal.

Fonte: Agência de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário