Ter, 30 de novembro de 2010
Depois do sucesso de crítica e público na Itália, o espetáculo teatral “Extravagância”, da companhia teatral Accademia della Follia, do diretor e ator Cláudio Misculin, realiza uma turnê no Brasil e será apresentado em Salvador amanhã (1º/12), às 17 e às 20 horas, no Teatro do Sesc, no Pelourinho. A apresentação do espetáculo em Salvador foi viabilizada pela Secretaria da Saúde do Estado, através da área técnica de Saúde Mental, em parceria com a secretaria municipal de Saúde de Salvador, Associação Psiquiátrica da Bahia, Aliança de Redução de Danos Fátima Cavalcanti e Residência Multiprofissional em Saúde Mental da UFBa.
O espetáculo Extravagância é baseado no texto da escritora italiana Dacia Maraini, escrito, em 1986 e entregue à companhia teatral italiana em 2009. Já apresentado em vários teatros italianos, e mais recentemente no Rio de Janeiro e Belo Horizonte, o texto está sendo interpretado em português, por atores realmente “loucos” da Accademia della Follia.
EXTRAVAGÂNCIA
O espetáculo Extravagância narra a história de cinco pacientes com problemas mentais, internados em um manicômio, que vivem as consequências da votação da Lei Basaglia: a partir de amanhã todos em casa! O hospital é fechado e eles voltam para suas famílias, encontrando um ambiente totalmente diverso do que esperavam: frio, sem afeto, sem interesse e compreensão. Na realidade eles não são desejados e foram até substituídos. Assim, eles voltam para o hospital, onde decidem viver do jeito deles: sem médicos, sem eletrochoque, sem chaves e ferrolhos, em uma comunidade aberta, com novas regras estabelecidas por eles próprios.
Liderados pelo diretor/ator Claudio Misculin, os “loucos-atores” agora voltam o olhar para o Brasil, país ligado a eventos históricos que levaram a Itália a declarar a Lei 180 que, em 1978, possibilitou o fechamento de hospitais psiquiátricos. Naquele ano, o psiquiatra Franco Basaglia, pai fundador da legislação revolucionária, veio ao Brasil para discutir a reforma com psiquiatras, profissionais e personalidades internacionais, provocando a sociedade brasileira a debater sobre essa questão. A turnê 2010 é a primeira etapa de um projeto que pretende abrir uma “ponte cultural” entre duas realidades, a italiana e a brasileira, através da experiência teatral e da realização de intercâmbios entre profissionais.
A ACADEMIA
A Accademia della Follia é um projeto teatral e cultural, formado por atores em “risco”. A companhia foi fundada por Claudio Misculin, artista, ator e diretor teatral, há trinta anos, no antigo hospital psiquiátrico de Trieste, durante o período em que Franco Basaglia abriu as portas do manicômio para o mundo. Trata-se de uma experiência única, que busca retirar o paciente da condição de doente mental. Além das representações teatrais, a Accademia organiza laboratórios de teatro e workshops em centros de detenção e cria curtas e longa metragens para a televisão italiana.
O ingresso para o espetáculo Extravagância custa R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia) e o teatro do Sesc Pelourinho fica na Praça José de Alencar número 19, Pelourinho, Centro Histórico. Para os usuários da rede de saúde mental de Salvador, a entrada é franca.
Fonte: Sesab
Nenhum comentário:
Postar um comentário