10 de março de 2011

Aumenta o número de mulheres com sobrepeso e obesidade.

Notícias
Qui, 10 de março de 2011



Neste  Dia  Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, a SulAmérica Saúde faz um alerta: estudo feito pela seguradora constatou um aumento  no percentual de mulheres com Índice de Massa Corpórea (IMC) elevado (sobrepeso ou obesidade). Em 2009, esse percentual era de 35,1%; e no ano passado chegou a 39,8%. O número de mulheres obesas também deu um salto de 9,9% para 12,3%.
As  complicações não  param por aí. O IMC inadequado geralmente é acompanhado  de  outros  problemas  de  saúde, como colesterol e pressão arterial elevados. Juntos, os riscos  de ocorrerem complicações cardiovasculares, como infarto e AVC, aumentam. Ainda neste levantamento, a seguradora  identificou que as pessoas que apresentavam o IMC igual ou superior a  25, ou seja, com sobrepeso e obesidade, também afirmaram ter hipertensão  (10,8%). Entre os indivíduos com IMC normal, esse percentualcai para 2,2%. Acompanhando esta evolução, o percentual de mulheres com colesterol elevado saltou de 16,5%, em 2009, para 23%, em 2010.
“Este  conjunto  de  fatores  de  risco merece uma maior atenção da população, em especial das mulheres. Geralmente a obesidade é acompanhada de outras doenças que, se não forem tratadas, ocasionarão sérios riscos a sua  saúde”,  destaca  a  superintendente  de Saúde da SulAmérica, Regina Mello,  que  completa:  “Manter  uma rotina saudável, seja na alimentação como  na realização de atividade física, ajudam, e muito, a melhorar este quadro”.
Os dados foram coletados por meio do Saúde Ativa, programa de medicina  preventiva  realizado pela SulAmérica que tem como finalidade identificar os principais  fatores  de risco  e  atuar  na prevenção e diminuição de diversas  doenças e é oferecido às empresas clientes da seguradora. Hoje são cerca de 622 instituições participantes e quase 80 mil integrantes.

Fonte: Google Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário