1 de março de 2011

Operação inédita evita amputação

Notícias
Ter, 01 de março de 2011


Pacientes com graves problemas de circulação e que não conseguem cura com tratamentos convencionais têm mais uma esperança. Médicos do Hospital São Paulo realizaram com sucesso o primeiro transplante de artéria do Brasil. O procedimento, em janeiro, impediu que o aposentado Hamilton Conceição, 56 anos, tivesse perna amputada.
“Dez dias depois do transplante, o paciente saiu do hospital recuperado. Ele não tem mais dor, está com a circulação normalizada e o risco de ter rejeição é praticamente zero”, disse o cirurgião José Carlos Baptista da Silva, responsável pela cirurgia. Ex-fumante, o aposentado já não conseguia andar devido às fortes dores causadas pela falta de circulação sanguínea.

Só com analgésicos

“Queimava por dentro”, contou Hamilton, que passou os últimos meses tomando analgésicos potentes e dormindo com as pernas inclinadas para aliviar a dor. O paciente, que tem aterosclerose, é hipertenso e havia sido submetido há dois anos a transplante de rins. Após três meses de tratamento ambulatorial para diminuir as dores e aumentar a circulação, os médicos constataram que o único caminho para evitar a amputação seria a revascularização.
A opção foi o transplante porque o paciente não tinha veias disponíveis — como por exemplo a safena, que normalmente é usada em cirurgias deste tipo. Alem disso, uma outras opção, que seria o dilatamento da artéria, não era possível devido à calcificação do local.

Fonte: Google Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário