18 de abril de 2011

Endometriose

Notícias
Seg, 18 de abril de 2011



É uma doença que ocorre em mulheres no seu período reprodutivo, onde o endométrio se faz presente em locais fora do útero. É uma camada interna do útero e que se renova a cada menstruação. Costuma localizar-se no fundo de Saco de Douglas (atrás do útero); septo retro-vaginal (tecido entre a vagina e o reto); trompas, ovários, superfície do reto, ligamentos do útero, bexiga e parede da pelves.
Durante a menstruação, células do endométrio a camada interna do útero, são levadas para dentro do abdômen pelas trompas. Uns defendem ser uma doença genética, outros uma doença de defesa. Sabemos que as células podem encontrar-se no líquido peritoneal ao redor do útero.
Os sintomas são a dor e a infertilidade; em torno dos 20% das mulheres só tem dor, 60% sentem dor mais infertilidade e 20% somente infertilidade.
Dor: é a cólica intensa, dor abdominal na relação sexual, dor no intestino no período das menstruações. Pode haver uma somatória de todos esses sintomas.
Por estar perto do útero e do intestino ela pode invadir áreas diversas. O tratamento é difícil, há poucos centros com condições de fazer a cirurgia.
A endometriose ovariana, é caracterizada por ter cistos ovarianos que contém sangue ou conteúdo achocolatado.
A Peritoneal, os focos estão somente no peritônio ou na parede pélvica.
A profunda é quando a penetração for maior de 5mm no órgão afetado (é o caso da endometriose de ovário e do septo-reto-vaginal).
O diagnóstico se da através de uma história clínica, ultra-som endovaginal especializado, exame ginecológico e exames laboratoriais. Na endometriose profunda é fundamental que seja feito exame de toque e uma ressonância magnética da pélvis. A certeza ocorre com o exame anatomopatológico da lesão, que é feita através de cirurgia, laparotomia ou laparoscopia.
O tratamento é feito caso a caso. Atenção especial deve ser dada aquela paciente que quer engravidar, para isso ela é encaminhada ao centro de reprodução humana antes de fazer o tratamento. Sabemos que a endometriose não tem cura, o que melhora a qualidade de vida é a redução da dor e sintomas, que ocorrem com as cirurgias, que são realizadas em centros especializados.
Tratamento: aliviar, reduzindo a dor; diminuir o tamanho dos implantes; limitar a progressão da doença; preservar ou restaurar a fertilidade; evitar a recorrência da doença. Mulheres que não desejam engravidar faz-se com anticoncepcionais orais ou injetáveis. Para as que querem engravidar trata-se com cirurgia e hormônio ou tratamento hormonal e depois cirurgia. As mulheres que não conseguem engravidar, o melhor é a fertilização in vitro; pois a endometriose não influi nas taxas de gravidez.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário