7 de junho de 2011

Bauru tem mais dois casos de leishmaniose

Notícias
Ter, 07 de junho de 2011


Mais dois casos de leishmaniose foram confirmados nesta terça-feira (07) pela Secretaria Municipal de Saúde de Bauru; as duas vítimas foram tratadas e passam bem.
Segundo informações da Secretaria, o primeiro caso foi de um homem de 50 anos, morador do Centro da cidade, e o segundo de uma menina de apenas um ano, moradora da Vila Dutra. Eles foram tratados no Hospital Manoel de Abreu e Estadual, respectivamente.
Bauru já totaliza 11 casos da doença e registra duas mortes até o momento. Em 2010, foram 32 casos sem nenhuma morte.
Os principais sintomas da doença são  febre de longa duração, fraqueza, emagrecimento e palidez, e a pessoa pode manter o vírus no organismo em um período muit variável que pode ser entre dez dias e dois anos.
A leishmaniose é transmitida por vetores da espécie Lutzomia longipalpis; mosquitos de tamanho diminuto e de cor clara, conhecidos comumente  como mosquitos “palha”, que vivem em ambientes escuros, úmidos e com acúmulo de lixo orgânico (ex.: galinheiros).
Pessoas e outros animais infectados são considerados reservatórios da doença, uma vez que o mosquito, ao sugar o sangue destes, pode transmiti-lo a outros indivíduos ao picá-los. Em região rural e de mata, os roedores e raposas são os principais; no ambiente urbano, os cães fazem esse papel.

Fonte: Bom Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário